segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sorvetes Exóticos

Conheça o sorvete de carvão, de alho, e muitos outros!

Sorvetes Exóticos Sorvetes Exóticos
Os primeiros sinais de calor aparecem e a gente já encurta as mangas, corta a barra das calças, prende a cabeleira, arrasa no óculos de sol e não tira a garrafa de água da mochila. Homens aparam as costeletas, mulheres aparam as gordurinhas localizadas. O verão para cada um funciona de um jeito, mas uma paixão é unânime quando a temperatura ultrapassa os 28ºC: o bom e velho sorvete. Limão, abacaxi, morango, uva, baunilha e chocolate já são sabores batidos, que tal um sorvete de Gergelim? O Adoro Viagem vasculhou as receitas mais exóticas de sorvete e preparou uma lista para tirar seu verão do clichê.


E FEZ-SE O SORVETE
   
Como a maioria das receitas de fama mundial, o sorvete deu seus primeiros sinais de vida na antiga civilização chinesa. Mas, assim como o macarrão - outra invenção dos nossos amigos orientais – o sorvete ganhou fama na Itália graças às viagens de Marco Polo até a China. 
 
Na antiga civilização chinesa, a receita envolvia um doce gelado com neve, suco de fruta e mel. A introdução da delícia na Europa foi feita por Alexandre, o Grande, que não só a introduziu no ocidente como também mudou sua receita, ao invés de usar a neve como base, uma mistura de salada de frutas embebida em mel era resfriada em potes de barro, a neve só servia de geladeira para a massa. 
 
Foi em 1292 que Marco Polo desembarcou na China e levou para a Itália vários segredos culinários do país, como o sorvete feito com o leite. A moda pegou na França por volta de 1500, mas, como todas as especiarias que ancoravam na Europa, o sorvete era exclusividade da realeza. Lá pelo final do século XVIII, os sorvetes cremosos feitos à base de leite escorreram da elite e estacionaram nas mãos das camadas mais baixas. 
 
Os ingleses, além da religião e das armas, introduziram na América Colonial a delícia doce dos sorvetes. Mas sua fabricação não era muito viável e tão pouco econômica. Só em 1846 a norte-americana Nancy Johnson desenvolveu um congelador que também misturava os ingredientes, e em 1851 foi aberta a primeira fábrica de sorvetes em Baltimore. 
Até hoje os EUA é o maior produtor de sorvetes do mundo, foram eles que criaram as três receitas mais pedidas ao redor do globo: O sundae, a banana slipt e o ice cream soda. 
 
DERRETENDO O COMUM
 
Sorvete de Bacon: Para quem come bacon no desjejum, um sorvetinho de bacon não parece assim tão inimaginável. Como não podia ser diferente, a receita foi criada por um americano. O cozinheiro David Lebovitz desenvolveu a trabalhosa receita do Candied Bacon Ice Cream. Ele queria fazer um sorvete com o exato sabor do bacon defumado, sem perder seu sabor salgado, mas mantendo o doce do sorvete. Missão impossível? Não para David! Ele usou tiras de bacon, açúcar mascavo, manteiga, ovos, whisky, baunilha e voilà! Se você quer a receita na integra, é só entrar no site do cozinheiro clicando aqui
 
Sorvete de Caviar: Très exotique, mais três excitant! Desenvolvido por Philippe Faur e Armen Petrossian, sorveteiros e donos de uma empresa de criação e comercialização de sorvetes artesanais, o sorvete contém mais de 60% de puro caviar de esturjão e demora mais de seis meses para ficar pronto. Aliás, a linha Philippe Faur é expert na criação de sorvetes diferentes. Os franceses têm receitas feitas com mostarda, salmão defumado e vinagre balsâmico. Aqui no Brasil a moda ainda não pegou. Confira todas as opções no site oficial
 
Sorvete de Cobra: Que delícia, né?! Bom, aqueles que experimentaram não concordam, e ainda exaltam que de doce essa sobremesa não tem nada. Criado no Japão, esse sorvete é feito a partir de uma cobra típica da Ásia, chamada mamushi, que dá o gosto característico de alho. Para os corajosos, o sorvete de cobra é servido na Cidade dos Sorvetes, um complexo de diversão em Tóquio chamado Sunshine Namja Town, com mais de 500 variedades do Japão e de outras partes do mundo. Entre as opções estão sorvete de berinjela, wasabi (raiz forte), língua de boi, lula, barbatana de tubarão, caranguejo, macarrão instantâneo e muitos outros. Quer arriscar no japonês? O site oficial do parque temático é esse aqui.
 
Sorvete de Cerveja: Cerveja e calor combinam. Sorvete e verão são melhores amigos. Que tal unir o doce do sorvete com o amargo da cerveja e ver o que dá? O chef Greigor Caisley uniu sua paixão pelas duas coisas e preparou o Guinness Ice Cream. Não satisfeito em fazer uma receita de sorvete com cerveja, ele ainda escolheu a irlandesa Guinness como ingrediente principal. A fórmula é guardada à sete chaves, e o único lugar no Brasil que preparava a iguaria era o restaurante de Greigor, o Drake’s Bar & Deck em São Paulo, mas o restaurante fechou suas portas por tempo indeterminado em meados do ano passado. 
 
Sorvete de Alho: Não é uma boa pedida para o dia dos namorados e nem para aniversário de casamento, mas o sorvete de alho faz sucesso na Suécia – se fosse na Transilvânia a gente entenderia. A receita é preparada no restaurante Garlic&Shots, cuja cozinha só produz receitas à base de alho. O sorvete é feito com dentes de alho mergulhados em chocolate e misturados a morangos com sorvete de mel. O gosto amargo não deve sair da boca nem com o bloodshot de vodka, tomate, chili e (claro) alho, outra especialidade da casa. 
 
Sorvete de Gergelim: A receita é bem simples e pode ser feita em casa! Basta misturar leite condensado, creme de leite, tahine e, claro, gergelim. Mas o restaurante árabe Farabbud oferece uma versão mais requintada do gergelim, companheiro indispensável dos fast foods e das temakerias.
 
Sorvete de gorgonzola: O chef Eduardo Guedes prepara receitas um tanto quanto intrigantes envolvendo sorvetes e sabores exóticos em sua sorveteria Stuppendo. O sorvete de gorgonzola é uma dessas receitas. Além da massa feita com o queijo azulado, a carta de opções é gigantesca: há sorvetes de caipirinha de lichia, feijão azuki, tapioca, tiramisù e muitos outros. 
 
Sorvete de Carvão: A china como sempre se mantem na vanguarda das criações mirabolantes. O sorvete de carvão só é vendido por lá, e ninguém sabe se ele é mesmo feito com pedras de carvão ou se apenas o sabor é parecido. A criação não foi uma alternativa à nenhum bloqueio comercial feito pelo governo socialista chinês, pelo contrário, o povo pediu, o mercado local criou. Apesar de todo o alarde, ninguém sabe ao certo quais os ingredientes da receita.
 
Sorvete de Ouro: Um restaurante Nova-Iorquino ilustrou as páginas do Guinness com o sorvete mais caro do mundo! Como não poderia ser diferente, o sorvete é feito com folhas comestíveis de ouro e é servido no Serendipity 3 - um famosíssimo restaurante em Upper East Side. Além das cinco gramas de ouro comestível de 23 quilates, a receita contém 28 tipos de cacau procedentes de 14 países, e custa US$1.000. Aos que querem desembolsar essa grana para tomar um sorvete de chocolate com cobertura dourada é preciso fazer a encomenda com 48 horas de antecedência. 
 
Por Adoro Viagem
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário