segunda-feira, 21 de março de 2011

Suco de linhaça. Emagreça também!

Use frutas diversas no suco de linhaça
Quem sofre para emagrecer não conhece o suco de linhaça. Criado pela nutricionista Rosemeire Zaude, ele seca até 5 kg em um mês. Que o diga a ex-dançarina do grupo É o Tchan!, Scheila Carvalho, cuja fórmula desintoxicante ajudou a recuperar o corpão após a gravidez. Com linhaça, gergelim e uma fruta de baixo teor calórico, a receita ainda melhora a pele!

Grãozinho do bem

A linhaça contém ômega 3 e 6, proteínas, vitaminas A, E , B1 e B6, fibras e lignanas (que promovem ação anti-inflamatória).
Emagrece porque: suas fibras absorvem água e formam um gel que dá sensação de saciedade. O grão também colabora com o funcionamento intestinal.
Como comer? Com iogurte, salada, suco, vitamina, cereal, fruta, feijão, em massas de pães e bolos ou em outro alimento de sua preferência.
Dourada ou marrom? A linhaça dourada tem a casca fina e o sabor mais suave. Ela cresce em climas frios e é geralmente importada do Canadá. A linhaça marrom é nativa da região do Mediterrâneo (parte da Turquia), sendo também cultivada no Brasil. Sua casca é mais dura e resistente.
Moída ou inteira? A nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde, explica que “a casca da semente de linhaça é resistente à ação do suco gástrico e, quando ingerida inteira, passa intacta pelo trato gastrointestinal. Por isso, o ideal é bater as sementes no liquidificador”.
LINHAÇA = SAÚDE
Ácidos graxos: reduzem a taxa de colesterol do sangue e a pressão arterial, além de aliviar os sintomas da artrite.
Fibras: criam ação anti-inflamatória, que ajuda no tratamento da obesidade. A linhaça também auxilia na prevenção da diabete – melhor ainda se ingerida com aveia, segundo a nutricionista Thais Souza.
Ômega 3: ajuda a prevenir o mal de Alzheimer (doença degenerativa).
COMPLEMENTOS ESPECIAIS
Laranja: a laranja é uma ótima fonte de vitamina C, potássio e vitamina B folato, que ajuda a proteger contra doenças cardíacas. Além disso, as fibras encontradas na camada branca dessa fruta reduzem o apetite e enganam a fome por até quatro horas depois do seu consumo.
Gergelim branco: possui ação antioxidante e é considerado integral. Por isso, não perde quase nada de suas propriedades quando é transformado em óleo. o gergelim ainda é uma fonte rica em lignanas, que podem combater muitos cânceres associados a hormônios, como o de mama e o de próstata.
ALIMENTOS ANTI-INCHAÇO
Couve: aumenta a produção do suco gástrico, age como um cicatrizante natural do estômago e ajuda a desintoxicar o fígado.
Abacaxi e morango: deixam o suco mais gostoso!
Linhaça: por ser uma fonte de ômega 3 e fibra, exerce função anti-inflamatória e combate a obesidade.
Fã de linhaça
“Para desintoxicar meu organismo, fui orientada por minha nutricionista a tomar o suco depois da gravidez. Costumava bater a linhaça e o gergelim branco com maracujá, a fruta que mais gostei. Naquela época, acordava e tomava o suco. Depois, comia um pão integral com peito de peru e, três horas mais tarde, comia novamente. O suco ajudou a regularizar meu intestino e deixou minha pele mais bonita. Ainda hoje costumo comer pão integral com linhaça no meu lanche da tarde”.
Disciplina para secar
“Perdi peso me alimentando de três em três horas. Até as 18 h, meu cardápio tem sempre 100 g de proteína e 100 g de carboidrato e, depois das 18 h, como só salada com proteína. Além disso, malho quatro vezes por semana”.
Outras dicas poderosas, que funcionam mesmo!
“A primeira coisa é determinação. A segunda, alimentação saudável. O segredo é comer poucas porções de três em três horas. Deixar de comer não emagrece, ao contrário, engorda! Atividade física também ajuda a secar mais rapidamente”.
Não há problema em tomar o suco para emagrecimento e o de combater o inchaço

Os poderes do suco

Descubra a fórmula que seca até 5 kg em 1 mês
Atenção ao horário: tome o suco à noite, após o jantar (sem substituí-lo).
Vou emagrecer: SIM! Quando aliado a um programa alimentar saudável, o suco pode emagrecer de 3 kg a 5 kg em quatro semanas. Isso porque ele acelera o metabolismo e elimina toxinas.
Quem pode? Não há contraindicações.
Como preparar: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe.
Ingredientes:
· 1 laranja sem casca
· 1/2 copo de água
· 1 colher (sopa) linhaça
· 1 colher (sopa) de gergelim branco (grão)

Inimiga do inchaço

Suco de couve
Quer desintoxicar e dar adeus ao inchaço e às toxinas acumuladas no organismo? Então, tome o suco abaixo, indicado pela nutricionista Sandra da Silva, todos os dias pela manhã.
Ingredientes:
· 2 folhas de couve
· 2 rodelas de abacaxi
· 100 g de morango
· 1 colher (sobremesa) de linhaça Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de março de 2011

Construa a árvore genealógica de sua família








Construir uma árvore genealógica é uma tarefa desafiadora, pois requer tempo e dedicação para pesquisar sobre os antepassados e reunir todo o tipo de registros sobre os familiares. Que tal reunir todas informações em um único lugar e nele os integrantes da família possam interagir entre si, podendo visualizar a árvore genealógica representada em diferentes gráficos temáticos?
Nesta coluna, irei apresentar um programa chamado Family Tree Builder. Ele é gratuito e repleto de funcionalidades. Através desse software, é possível criar visualmente uma árvore genealógica, criar álbuns de fotos e vídeos, mapear geograficamente de onde vieram os seus antepassados, realizar reconhecimento facial, pesquisar parentes em outras árvores genealógicas pelo mundo. Tudo isso de maneira divertida, mantendo a privacidade apropriada para preservar os integrantes da família.
Após download do programa, que está disponível no para Windows no site do Baixatudo, execute o instalador. Durante o processo de instalação, o leitor poderá escolher entre os 35 idiomas disponíveis qual será o de sua preferencia. Ao término da instalação, o aplicativo será executado pela primeira vez. Nessa etapa, é necessário cadastrar um usuário administrador, que irá gerenciar o conteúdo armazenado no programa e também o publicará em um site criado especificamente para a família definida no perfil do administrador.
Ao clicar em Registrar agora, será inicializado um assistente que o auxiliará no preenchimento de dados. Quando finalizado o registro de novo usuário, o programa permitirá que você adicione uma “Família” no programa.


Mesmo que você ainda não possua todas as informações pedidas pelo programa, não se preocupe, pois você pode ir construindo a sua árvore genealógica incrementalmente à medida em que for obtendo mais detalhes. Para ter um esboço de como ficará o seu mapeamento, é necessário informar uma única família. A partir dela, é só adicionar outros membros e ir preenchendo os seus dados através do assistente do programa.
Para exemplificar, irei cadastrar os personagens da saga Star Wars, em que o Anakin Skywalker está casado com a Padmé Amidala, que possuem os filhos Luke Skywalker e a Princesa Leia Organa. O ideal, para usufruir ao máximo das funcionalidades do programa, é informar todo o tipo de dados sobre os integrantes da família. Em alguns aspectos, cadastrar um membro da família no Family Tree Builder lembra a criação de um perfil em uma rede social.
Conforme integrantes da família são adicionados, o programa automaticamente os agrupará de acordo com o grau de parentesco.

Para os integrantes da família que você informar o e-mail de contato, é possível enviar convites para que eles acessem a versão final da árvore genealógica, que ficará disponível no site do programa. O acesso às informações publicadas no site serão visualizadas somente por membros convidados. O serviço disponível conta, ainda, com agendamento de atividades, envio de notificações, armazenamento de arquivos, vídeos, fotos, criação de galerias, entre outros.
O conteúdo do site é publicado pelo usuário administrador, com base no projeto de árvore genealógica criado. Para publicar, basta acessar o menu “Publicando>Publicar agora”.

 Sempre que novos dados forem incluídos no programa, é necessário repetir esse processo para disponibilizar as novidades na rede. Ao término da publicação, todo conteúdo estará disponível para os membros que acessarem o site http://www.myheritage.com.br/ e autenticarem no sistema.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/03/construa-arvore-genealogica-de-sua-familia-e-compartilhe-na-internet.html
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aprenda a diferenciar produtos light, diet e zero.

Falta de informações nos rótulos de embalagens é o principal vilão dos produtos
Quando os alimentos light surgiram depois da febre dos diet, a confusão para os consumidores teve início. Nos últimos tempos, os chamados produtos zero passaram a atrapalhar ainda mais a população. A legislação brasileira até obriga que os rótulos das embalagens tragam todas as informações necessárias. A obrigatoriedade, no entanto, ainda não é suficiente para esclarecer as pessoas que chegam até as prateleiras dos supermercados preocupadas com a saúde. Nem todo mundo consegue decifrar as informações impressas na embalagem dos produtos industrializados, por exemplo. Sem a devida orientação, os consumidores sofrem para selecionar aquilo que considera mais adequado ao seu perfil.
“Pelos relatos que nós ouvimos dos pacientes, muitos ainda tem dificuldades em entender os rótulos. Eles não consideram as embalagens tão esclarecedoras”, relata a nutricionista Karine Zortea. De acordo com a profissional, existe até um risco caso a pessoa engane-se em trocar um produto. “Um diabético pode trocar por engano um produto dietético por um light por achar que é a mesma coisa”, diz.
Entenda os rótulos
Diet: Tem isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.
Light: Possui redução de calorias ou açúcares ou gorduras ou sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.
Zero: Promete isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por diabéticos.
Cuidado com as embalagens
Os consumidores devem estar muito atentos para não tomarem como referência o número de calorias exibido nas embalagens de alimentos. Segundo especialistas, as informações contidas nos rótulos podem estar até 25% acima do total de energia realmente fornecida pelo produto. A notícia é até animadora para quem vive lutando contra a balança, mas o sistema de contagem de calorias utilizado como referência atualmente é ultrapassado e também pouco eficaz.
Karine explica também uma outra pegadinha que estamos sujeitos a esbarrar nas hora das compras: “O alimento diet isento de açúcar pode ser ao mesmo tempo rico em gorduras. Para quem quer perder peso, por exemplo, o recomendável é buscar um alimento light”.
Em outro exemplo, no caso de refrigerantes, os produtos diet, light e zero não contêm açúcar e apresentam nenhuma ou menos que 4 kcal por 100 ml. A mudança da terminologia não implica em diferenças nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados.
Nos refrigerantes a base de cola, uma lata de 350 ml, nas versões diet, light e zero, apresenta zero kcal (calorias) e zero grama de açúcar. Já a versão comum possui 148 kcal e 37g de açúcar.
O importante é que o consumidor compreenda as diferenças nas nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos é um direito do consumidor e mais uma ferramenta para escolhas corretas e saudáveis, mas na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos.
Fonte: MINHA VIDA
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Os erros mais comuns da Língua Portuguesa

Falar e escrever de modo correto é um desafio para quem pretende se expressar com clareza, objetividade e coerência.
Dominar  as sutilezas do idioma deve ser o alvo de todos nós, que temos a audácia de transpor para o papel os nossos pensamentos.
É importante salientar, porém, que tão grotesco quanto a pobreza de linguagem é o uso de palavras rebuscadas, arcaísmos, construções gramaticalmente corretas, mas fora de uso há gerações.
A língua é um organismo vivo, que se renova constantemente. Só as línguas mortas é que não aceitam a inovação.

Na apresentação abaixo, de autoria do site Dr. Conteúdo, são apresentados os cem erros mais comuns da Língua Portuguesa. Conhecer as armadilhas do idioma é essencial para não cair nelas. Então, mãos à obra. Estude!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física 2011


Esta é a época do ano na qual os contribuintes brasileiros precisam acertar as contas com o Leão. A partir de 01 de março de 2011, a Receita Federal começa a receber as declarações de Imposto de Renda com ano-base de 2010.
Os contribuintes podem entregar a “papelada” até o dia 29 de abril (horário máximo de recepção via internet: 23h59mim59s), mas quanto mais cedo eles acertarem as contas, mais cedo são restituídos. Quem entregar a declaração após esta data, além de pagar multa, só poderá agendar o pagamento do imposto a partir da segunda parcela.
Antecipar-se também significa acabar com a tensão da correria das últimas horas para a entrega das declarações. Lembre-se de que há o risco de congestionamento nos servidores da Receita, o que pode impedir o envio de sua declaração.

O software

Este é o programa que você deve baixar para declarar suas fontes e acertar as contas com o Governo. Os contribuintes também podem entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. A partir deste ano, a Receita só aceitará os formulários eletrônicos.

Quem deve declarar

Se em 2010 você recebeu mais que R$ 22.487,25, está obrigado a declarar seus rendimentos. No entanto, há outras condições que também lhe obrigam a ser um contribuinte:
  • Pessoas com rendimentos isentos (não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte) superiores a R$ 40.000 ou patrimônio superior a R$ 300.000 (inclusive terra nua).
  • Quem financiou um bem através de alienação, como carro.
  • Pessoas com operações na Bolsa de Valores, de Mercadorias, de Futuros ou outras semelhantes.
  • Pessoas com receita rural bruta superior a R$ 112.436,25.
  • Pessoas que se tornaram residentes no Brasil e assim se encontravam em 31 de dezembro de 2010.

Simplificada ou completa

Há dois modos de declaração de imposto de renda: completa e simplificada. Na primeira, podem ser aplicadas todas as deduções legais, desde que todos os rendimentos sejam comprovados. Já a declaração simplificada acarreta um desconto de 20% dos rendimentos tributáveis. Este desconto substitui todas as deduções legais sem a necessidade de comprovação. O limite do desconto é de R$ 13.317,09.

Ainda no quesito de deduções, houve uma modificação com relação aos anos anteriores. Agora, o limite anual de dedução por dependente passou a ser de R$ 1.808,28. Adicionalmente, o limite de deduções de despesas com educação foi alterado para R$ 2.803,84.

Importação dos dados

Antes de iniciar o preenchimento da documentação, ou até mesmo durante o processo (por meio do botão disponível na interface do programa) é possível importar os dados de sua declaração do ano anterior. Vale lembrar que o processo substitui eventuais informações já digitadas na declaração de 2011. Logo, o ideal é que você inicie a importação antes de começar o preenchimento.
O primeiro passo requer que você escolha qual o tipo de documento do qual as informações devem ser importadas:
  • Declaração de Ajuste Anual: é a declaração de bens propriamente dita
  • Declaração de final de espólio: este tipo de declaração é específica para parentes que receberam rendimentos de espólio (bens, direitos e obrigações) de um contribuinte falecido durante o ano-calendário a partir do falecimento.
  • Declaração de saída definitiva do país: declaração específica para pessoas físicas que foram residentes no Brasil e que passaram à condição de não residente no curso do ano-calendário de 2010.
Em seguida, localize o documento de cópia de segurança da declaração do ano anterior em seu computador para restaurá-la. Lembre-se de que caso você tenha efetuado modificações apresentando uma declaração retificadora, é necessário substituir o número do recibo pelo número do recibo da retificadora.

Lembretes

Desde a declaração IRPF de 2010 ocorreram algumas mudanças na forma de efetuar o procedimento, bem como há novidades neste ano. Dentre as mais importantes, estão:
  • O simples fato de ser um sócio de empresa ou cooperativa não é mais um fator que obriga a apresentação da declaração Imposto de Renda.
  • Até então, quem tivesse bens com valor acima de 80 mil reais deveria declarar o imposto. Este valor foi alterado para 300 mil reais.
  • Quem deixou o país definitivamente, terá um prazo maior para se declarar ao Leão. A documentação poderá ser entregue até o dia 30 de abril do ano seguinte à saída. Entretanto, a Receita Federal deverá ser comunicada até fevereiro.
  • Agora é possível incluir, cancelar ou alterar dados mesmo após a entrega da declaração.
  • O pagamento poderá ser feito em débito automático.
  • Agora você encontra as declarações de ajuste anual, final de espólio e saída definitiva do país no mesmo programa.
  • A entrega não pode mais ser apresentada em formulário impresso.
  • Agora o serviço de entrega (via disquete) nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal é gratuito.

Pagamento

A declaração do Imposto de Renda pode ter três consequências: a restituição de valores, o saldo zero (não paga ou recebe) ou a obrigação de efetuar pagamentos. As datas dos lotes para as restituições ainda não foram divulgadas, mas se seguirem os anos anteriores, devem começar a ser feitas em junho e seguem até dezembro.
No caso de pagamentos, os impostos poderão ser pagos em até oito parcelas mensais. Conforme o valor devido, pode ocorrer a obrigatoriedade de o pagamento ser feito em parcela única. A primeira cota deve ser acertada até 29 de abril. Quem perder o prazo está sujeito à multa.

Pré-requisito e ajuda

Para utilizar o programa para declaração de imposto de renda, é necessário ter instalado o Java Virtual Machine. Clique aqui para acessar a página de download. Você deverá selecionar o seu sistema operacional para baixar o arquivo correto.
Caso você tenha dificuldades no preenchimento, há um tutorial que pode ser aberto a partir do menu de ajuda do próprio programa.Lembre-se de que para efetuar o envio do arquivo para a Receita, você precisará usar o programa Receitanet do ano de 2011. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Veja as novas regras para declaração do Imposto de Renda 2011

A Receita Federal começou a receber a declaração anual do Imposto de Renda 2011. É obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 em 2010. Também é obrigado a declarar o Imposto de Renda 2010 quem teve rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil.

Desde o ano passado, o cálculo devido leva em consideração cinco alíquotas: 0% (até R$ 17.989,80), 7,5% (de R$ 17.989,81 até R$ 26.961,00), 15% (de R$ 26.961,01 até R$ 35.948,40), 22,5% (de R$ 35.948,41 até R$ 44.918,28) e 27,5% (a partir de R$ 44.918,29).

Quem tiver Imposto de Renda a pagar em 2011 pode dividir o débito em até oito vezes, desde que nenhuma cota seja inferior a R$ 50. No entanto, se o valor for inferior a R$ 100 terá de ser pago de uma só vez.

Confira agora as novas regras para a declaração do Imposto de Renda 2011:

- Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25. São considerados rendimentos tributáveis os ganhos de trabalho (salários, pro labore e participação nos lucros e resultados), aluguéis, pensões, aposentadoria e atividade rural.
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil. Estão nesta categoria lucros e dividendos, poupança, aplicações financeiras, 13º salário, prêmios e juros pagos ou creditados de capital próprio.
- Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em Bolsas de Valores, de Mercadorias, de Futuros e assemelhadas.
- Teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil em 31 de dezembro de 2010.
- Passou a ser considerado residente no país durante o ano passado.
- Optou pela isenção do imposto sobre o ganho na venda de imóveis residenciais que tenha sido aplicado na aquisição de outro imóvel no prazo de até 180 dias após a venda.
- Atividade rural: teve receita bruta superior a R$ 112.436,25 ou deseje compensar em 2010 prejuízos de anos anteriores ou do próprio ano.

Apesar de não serem obrigados, os contribuintes que não se enquadram em nenhum desses casos podem apresentar a declaração.

Já os contribuintes que se enquadram nestas regras não precisam fazer a declaração caso seja dependente de outro contribuinte. Porém, esse titular deve incluir em seu documento tudo o que for relacionado ao dependente, como rendas, patrimônio, dívidas e deduções.




Download dos programas de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2011:

· Declaração IR 2011 – Windows
· Declaração IR 2011 – Mac
· Declaração IR 2011 – Linux

Programa de envio Imposto Renda 2011:

· Windows
· Mac
· Linux

Baixe também o Manual sobre IR da Receita Federal

Mais informações sobre o Imposto de Renda 2011 no site da Receita Federal Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 anos de internet no Brasil: aonde chegamos?


Se você nasceu depois de 1994, acredite: houve uma época em que não tínhamos internet. Ou melhor, a internet até existia, mas o acesso a ela era restrito a militares e pesquisadores. Para piorar, no início a rede mundial de computadores servia basicamente para troca de emails, já que as páginas da web ainda não haviam sido inventadas.
Como boa parte das tecnologias, o desenvolvimento da internet também começou para fins militares. Em plena Guerra Fria, os Estados Unidos buscavam uma forma descentralizada de comunicação e armazenamento de dados, que continuasse ativa mesmo que parte dela fosse bombardeada, por exemplo.
A tal rede foi desenvolvida em ambiente acadêmico, mas com o financiamento de um órgão militar especialmente construído para esse fim, em 1958: a Advanced Research Projects Agency (ARPA), que estava diretamente vinculada ao Departamento de Defesa dos EUA.

A primeira demonstração da ARPANET, que podemos considerar como sendo a mãe da internet, aconteceu em 5 de agosto de 1968. Na internet é possível encontrar os mapas que mostravam os pontos conectados por meio da ARPANET. Em dezembro de 1969, por exemplo, a rede era composta por apenas quatro pontos. Muito diferente da visão que temos em março de 1977, quando dezenas de hosts estão interconectados.
Com o passar do tempo e o crescimento da ARPANET, a rede começou a ser utilizada também por universidades e, na década de 80, adotou o TCP/IP, protocolo atualmente em uso na internet, como tecnologia padrão para comunicação.
Aliado à popularização do computador pessoal (PC) e do TCP/IP, outra “personagem” que ajudou a convergir todas essas tecnologias para a criação da internet foi a NSFnet, uma rede criada pela National Science Foundation com o objetivo de interligar outras redes.

A chegada da grande rede ao Brasil

O que possibilitou a chegada da internet ao Brasil foi outra predecessora da rede: a Bitnet, uma rede de universidades fundada em 1981 e que ligava Universidade da Cidade de Nova York (CUNY) à Universidade Yale, em Connecticut.
Em solo brasileiro, a Bitnet conectava a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Fermilab, laboratório de física especializado no estudo de partículas atômicas, que ficava em Illinois, nos Estados Unidos.
As duas instituições eram ligadas via linha telefônica, por meio de um fio de cobre dentro de um cabo submarino. Bastante rudimentar se compararmos com as fibras ópticas de hoje. Como a conexão era do tipo ponto a ponto, ela também dispensava a discagem: a FAPESP estava sempre conectada ao Fermilab.
Em 1990 foi criada a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de implantar uma infraestrutura com abrangência nacional para os serviços de internet.

E já que a internet se popularizava entre o meio acadêmico dos Estados Unidos, o Fermilab também resolveu adotar a nova tecnologia. Porém, sem abandonar o uso da Bitnet. Por isso, com o passar do tempo a conexão entre a FAPESP e o Fermilab acabou se tornando a única rota de saída de dados do Brasil para o mundo e a principal conexão tupiniquim com a internet, no início de 1991. A Fundação também ficou encarregada da administração do dominínio “.br” e da distribuição dos números IPs para o Brasil.
Outra novidade no cenário nacional foi a expansão da rede dentro do país. Uma nova conexão interligava a FAPESP ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro. Posteriormente, as conexões de internet foram estendidas também para outras instituições dentro de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Essas conexões usavam linhas privadas que operavam na faixa de 2.400 a 9.600 bits por segundo (bps).
A própria conexão entre a FAPESP e o Fermilab operava a 4.800 bps até setembro de 1990, quando então passou a trafegar dados a 9600 bps. Esse valor é muito inferior ao que temos hoje em nossas casas, com as conexões de até 10 megabits por segundo (Mbps), por exemplo. Hoje, a conexão atual da FAPESP opera na faixa de 10 Gigabits por segundo (Gbps).
O engraçado é que na época a internet não era tão diferente da Bitnet, em termos de usabilidade. Os pesquisadores usavam a rede basicamente para trocar mensagens eletrônicas com cientistas de outras instituições acadêmicas. A grande novidade era o fato de que os endereços de email agora faziam parte do domínio “.br”.
Em 1992 a RNP já tinha implementado uma rede de abrangência nacional, interligando 11 capitais brasileiras por meio de uma malha de 9.600 bps. Já as conexões entre Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre possuíam links de 64.000 bps.
Outra novidade neste mesmo ano foi o aparecimento de organizações que passaram a agir localmente, em nível estadual. A Rede Rio, por exemplo, conectava instituições de ensino do Rio de Janeiro usando enlaces de 64.000 bps. Mais tarde a instituição se ligou à California Education and Research Federation Network), no Centro de Computação de San Diego, Estados Unidos.



No estado de São Paulo surgiu a Academic Network at São Paulo (ANSP), que interligou a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Nesse período a conexão que ligava a FAPESP ao Fermilab também ganhou um upgrade, passando a trafegar dados a 64 Kilobits por segundo (Kbps; 64 mil bps). Além disso, também surgiram redes estaduais em Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
A internet começa a ficar ainda mais interessante com o surgimento da World Wide Web (WWW), em 1990. O responsável por escrever o protocolo HTTP, que possibilita a transferência de páginas web para os navegadores, foi Timothy Berners-Lee, que participou recentemente como palestrante na Campus Party Brasil.

Placa comemorativa em homenagem à criação do Mosaic

Em 1993 os pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaign criaram o Mosaic, o primeiro browser a funcionar no Windows, o que também favoreceu uma popularização maior da web.
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.

Em maio de 1995 o serviço começou a funcionar de forma definitiva e, para evitar o monopólio estatal da internet no Brasil, o Ministério das Comunicações tornou pública a sua posição a favor da exploração comercial da rede mundial no país.
A internet passou a ser capa de revistas e até assunto de novela, se popularizando cada vez mais, crescendo de maneira espantosa. Em 1996 foram lançados grandes portais e provedores de conexão à rede no Brasil e, em 1998, o país já ocupava o 19º lugar em número de hosts no mundo e o liderava o pódio na América do Sul. No continente americano, ficava atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá.
Já estava consolidado o uso da internet no Brasil. Quase dez anos depois, em 2007, o Brasil movimentava cerca de 114 bilhões de dólares em comércio eletrônico e possuía uma base de 40 milhões de computadores instalados no país. De acordo com o Ibope/NetRatings, tínhamos cerca de 18 milhões de internautas residenciais.

Softwares das décadas passadas

Nesses vinte anos de internet no Brasil, muita coisa mudou. Hoje a rede mundial está muito mais presente em nosso cotidiano e se tornou um dos principais meios de comunicação e de entretenimento do país. Além disso, o comércio eletrônico passou a ser uma exigência para empresas, mesmo que sejam de pequeno porte.
E para podermos traçar um comparativo, que tal darmos uma olhada nas tecnologias que dominavam a internet no passado?


Web browsers

Mosaic 1.0

Como já citamos anteriormente, o Mosaic foi o navegador responsável por popularizar a World Wide Web. Com a versão inicial (0.5) lançada em janeiro de 1993, o browser também servia como um cliente para protocolos de transferência de arquivos (FTP), leitura de fóruns de discussão via Usenet (NNTP) e Gopher, uma espécie de predecessor da WWW.
O software começou a ser desenvolvido no final de 1992, pelos engenheiros Marc Andreessen e Eric Bina, do Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação (NCSA), na Universidade de Illinois Urbana Champaign. O Mosaic foi aperfeiçoado até janeiro de 1997, quando foi oficialmente descontinuado.
Por causa de tanta popularidade, muita gente pensa que o navegador do NCSA foi o primeiro browser a surgir. Mas a verdade é que o Mosaic foi precedido por dois outros navegadores, o Erwise e o ViolaWWW.
O Erwise foi lançado em abril de 1992 e foi o primeiro navegador web a usar uma interface gráfica de interação com o usuário. O software foi desenvolvido para funcionar com o sistema operacional Unix, e foi concebido como projeto de mestrado de quatro estudantes finlandeses da Universidade de Tecnologia de Helsinque: Kim Nyberg, Teemu Rantanen, Kati Suominen and Kari Sydänmaanlakka.

Captura de tela do Erwise

Dizem que Timothy Berners-Lee, criador da WWW, viajou até a Finlândia para incentivar os estudantes a continuarem com o desenvolvimento do Erwise, que havia sido interrompido depois que todos se formaram. Infelizmente o projeto não vingou por falta de patrocínio.
Já o ViolaWWW teve uma carreira bem mais popular. O navegador, desenvolvido por Pei-Yuan Wei na Universidade da Califórnia em Berkley, na época chegou até a ser recomendado como browser ideal pela Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).
ViolaWWW

A primeira versão do ViolaWWW saiu em abril de 1992, também para o sistema Unix. Foi o primeiro navegador a ter suporte para folhas de estilo e tabelas, além de scripts embarcados e formulários para a entrada de informações.

Clientes de email

Um dos primeiros clientes de email a ter uma interface com o usuário, ainda que em modo texto, foi o Elm. Criado por volta de 1986, ele oferecia aos usuários a possibilidade de responder e repassar mensagens com atalhos fornecidos em uma linha de comando.

Que tal a cara do Elm?

A última versão do Elm foi lançada em 2005 e, por incrível que pareça, ainda está em desenvolvimento, mesmo que funcione apenas em modo texto e em sistemas Unix. Hoje esse cliente de email tem funções mais avançadas, como a possibilidade de ordenar as mensagens por data ou nome, além de poder lidar com anexos e ter uma interface mais visual.
Um dos concorrentes do Elm foi o MUTT, lançado em 1996 e que trouxe novidades de peso, como a possibilidade de ordenar as mensagens por assunto (threads) e de utilizar os protocolos POP e IMAP.
Outros clientes de email popular na época foi o Citadel/UX, que tinha suporte para criptografia SSL e para diversos protocolos de email, além de possibilitar que seus usuários compartilhassem agendas.
Além desse, também podemos destacar o Eudora, que nasceu em 1988 e o YAM, que tinha suporte para múltiplos usuários, hierarquia ilimitada de pastas, filtros, interface configurável e diversas funções que fazem parte ainda hoje dos clientes de email mais modernos.
E acredite, naquela época também já existiam spammers. O primeiro registro de que se tem notícia de um spam foi sobre o anúncio de um novo sistema de computador em 1973, enviado para mais de 600 usuários da ARPANET, que tiveram seus endereços digitados manualmente pelo spammer. Haja paciência!

Comunicação instantânea


Conversa por meio do Talk

MSN? Google Talk? Nada disso! Os primeiros softwares de comunicação instantânea não tinham nem um servidor central, em que os usuários se conectavam. A comunicação era feita no estilo peer-to-peer, ponta a ponta.
O comando talk, do Unix, foi muito popular durante os anos 80 e início da década de 90. Uma característica curiosa era o fato de que a mensagem era enviada letra a letra e, portanto, a outra ponta podia ler as palavras à medida que elas eram digitadas.
Outro sistema muito popular e bem mais moderno é o Internet Relay Chat (IRC). Inventado em 1988, o protocolo foi desenvolvido para possibilitar a comunicação em grupo, em salas de bate-papo chamadas de “canais”. Porém, o sistema também possibilitava conversas privadas e até mesmo troca de arquivos.


XChat, cliente IRC em uso ainda hoje

Engana-se quem pensa que o IRC está morto e que usar o mIRC é coisa do passado. Em maio de 2009, os cem principais servidores de IRC da internet proporcionaram conversas entre mais de meio milhão de usuários, distribuídos em centenas de milhares de canais. É comum encontrar canais dedicados a projetos de software livre em redes como a Freenode e OTFC, em que desenvolvedores e usuários discutem os rumos de cada projeto.
Em meados dos anos 90 começaram a surgir os clientes de mensagem instantânea mais parecidos com o que temos hoje dia. Entre eles destacam-se o PowPow, desenvolvido pela empresa Tribal Voice, o AOL Instant Messenger (AIM), ainda em desenvolvimento e uso, e o famoso ICQ, que teve sua primeira versão lançado em 1996 e foi o primeiro software desse tipo a ser amplamente utilizado na internet.

Os sites do passado


Pouca gente sabe, mas existe uma espécie de museu online que guarda cópias dos sites ao longo dos anos. A Wayback Machine é uma máquina do tempo virtual, mantida pela Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos com base em São Francisco, Califórnia.
Ao visitar o site do projeto, o usuário pode ver como eram as páginas anos atrás e até navegar por elas. Quer ver como era o Baixaki em 2001, por exemplo? Então acesse a Wayback Machine, digite o endereço http://baixaki.com.br no campo para entrada de texto, e clique no botão “Show All”. Depois, basta navegar pelo calendário e pela história do site.
Aproveite e confira também como eram as páginas iniciais do Yahoo! em 1996, do Google em 1998 e do portal Terra, em 2000.

Fonte: Baixaki - http://www.baixaki.com.br/ 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...