O leite materno é um alimento tão completo, que até os seis meses de idade o bebê só necessita do leite da mãe para se alimentar e que depois dos seis meses a amamentação deve continuar, porém com a introdução de um complemento alimentar. No mesmo artigo vimos, também, o quão importante é o aleitamento materno para a saúde da criança.
Mas e quando a mamãe voltar ao trabalho o leite vai secar? Não vai mais poder dar o seu leite para a criança durante o dia?
O leite é produzido de acordo com a necessidade do bebê, o que nos leva a pensar no quanto é importante retirar o leite em intervalos regulares após a licença maternidade.
Assim, o corpo vai “entender” que é preciso continuar a produzir leite e seu bebê poderá desfrutar dos benefícios da amamentação mesmo que você esteja longe dele o dia todo.
Dá para retirar e guardar o leite materno. Esse leite poderá servir para alimentar o bebê quando a mãe se ausentar; poderá também ser doado e alimentar crianças cujas mães têm problemas para produzir leite. Existe no Brasil a maior rede de Bancos de Leite do mundo com funcionamento regulamentado pelo Ministério da Saúde. Saiba como e onde doar leite materno visitando esta página do site aleitamento.com
Dicas Importantes
- Não se esqueça que o contato entre mãe e filho é muito importante para o desenvolvimento do bebê, por isso não abandone esse contato. Não é porque pode guardar o leite, que você não mais vai dar o peito ao bebê. Isso só vale para os momentos de necessidade absoluta.
- Há um hormônio que é o responsável pela produção do leite, chamado “prolactina”. Esse hormônio é mais liberado à noite, sendo assim, amamentar seu filho à noite ajuda a aumentar a produção de leite.
- Quando a licença maternidade estiver nos últimos 15 dias, comece a retirar leite e guardar no freezer para fazer um estoque.
- Treine seu bebê e a pessoa que vai cuidar dele durante sua ausência a usar uma colher ou copinho, assim não haverá problema mais tarde para alimentar seu bebê.
Vamos ver como retirar o leite para guardar
01-Encontre um vidro transparente de maionese ou café, com tampa plástica.
02-Lave muito bem com água e sabão e depois ferva em água limpa por 15 minutos. Conte o tempo a partir da fervura.
03-Escorra bem e tampe.
04-Cole uma etiqueta com nome da mãe, data e horário da coleta.
05-Num local limpo, retire os brincos, anéis e pulseiras.
06-Amarre os cabelos e amarre um pano na boca ou coloque uma máscara.
07-Lave as mãos até os cotovelos com água e sabão. Lave as mamas com água limpa. Seque com um pano limpo. Essas medidas servem para evitar contaminar o leite com microrganismos.
08-Sente-se confortavelmente. Faça uma massagem circular em torno da auréola dos mamilos.
09-Coloque seu polegar logo acima da linha da auréola do mamilo e os dedos indicador e médio logo abaixo
10-Empurre para trás com firmeza, em direção ao corpo.
11-Aperte o polegar contra os outros dedos até que saia o leite. Aperte e solte várias vezes sem deslizar os dedos na pele.
12-Despreze as primeiras gotas, depois pode fazer a coleta com as mãos ou com bomba.
Não é uma operação difícil, mas as primeiras vezes pode não funcionar. Tenha paciência e insista.
Depois de retirar o leite, tampe bem o vidro.
Dá para guardar por 15 dias no freezer ou por 12 horas na geladeira!
Na hora de usar, não ferva o leite nem descongele no microondas para não destruir os componentes de proteção do leite. Descongele em banho-maria (água quente com o fogo desligado) agitando o frasco. Se preferir, retire do freezer algumas horas antes e deixe na geladeira para descongelar devagar.
Continue amamentando até os dois anos de idade, mas quando o bebê completar seis meses ele já pode começar a comer alimentos sólidos também. É bom falar com seu médico para uma orientação mais segura sobre quais alimentos oferecer.
Disque saúde – 0800 61 1997
Fontes: Cartilha Promoção da Amamentação - SENAC
Criança e Aleitamento Materno – Ministério da Saúde
Site aleitamento.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário