É sabido que o câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e, sobretudo pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Seus sintomas podem ser: nódulo ou tumor no seio ou axila, acompanhado ou não de dor; podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja.
A detecção precoce é a forma mais importante de controle de CA de mama, sendo estes os 3 métodos (American Cancer Society - ACS):
1. Auto exame das mamas (AEM) a ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade;
2. Exames clínicos da mama (ECM) a serem realizados por profissionais de saúde a cada três anos, nas mulheres entre 20 e 40 anos de idade, e anualmente após os 40 anos - (é aquele que nos fazem quando vamos fazer o preventivo);
3. Mamografia, rotina a ser iniciada aos 40 anos de idade, sendo a cada dois anos para mulheres de 40 a 49 anos, e anualmente a partir dos 49.
QUANDO FAZER?
Deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade, sete dias após o inicio da menstruação (quando as mamas estão mais flácidas indolores). Após a menopausa (última menstruação da vida da mulher), deve-se definir um dia do mês e o realizar sempre com um intervalo de 30 dias (1º dia do mês, por exemplo).
O QUE PROCURAR?
- DIANTE DO ESPELHO:
2. Observe seus seios: alterações no tamanho, na forma e no contorno de cada mama. Observe a pele (alterações de textura) e mamilos;
3. Pressione as mãos contra os quadris e observe alguma alteração;
4. Levante os braços e force seus cotovelos para frente e observe alterações.
5. Comprima seus mamilos gentilmente com os dedos polegar e indicados e observe se há secreções.
- DURANTE O BANHO:
a cabeça. Toque seu seio esquerdo ensaboado com os dedos da
mão direita, apertando
gentilmente, mas com firmeza. Troque de
braço e faça o mesmo com o outro seio;
2. Examine suas axilias palpando-as.
- DEITADA:
1. Coloque um travesseiro debaixo do lado esquerdo do corpo e a mão esquerda sob a cabeça. Com os dedos da mão direita apalpe a parte interna da mama. Inverta a posição para o lado direito e apalpe da mesma forma a mama direita.
2. Com o braço esquerdo posicionado ao lado do corpo, apalpe a parte externa da mama esquerda com os dedos da mão direita.
COMO APALPAR?
- VERTICAL: a mão caminha para cima e volta para baixo, cobrindo toda a mama;
- ESPIRAL: a mão realiza movimentos concêntricos, indo da periferia até o centro do mamilo;
- QUADRANTES: a mão vai do mamilo até a periferia e volta.
Lembrando que o AEM não previne o CA de mama, seu objetivo fundamental é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, facilitando assim a percepção de quaisquer alterações. Uma vez observada alguma alteração, a mulher deverá procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência para ser avaliada por um profissional de saúde.
Vale lembrar também que os homens também podem ter CA de mama heim gente, por isso vamos ficar todos atentos.
Espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário