terça-feira, 24 de maio de 2011
Professores, quando serão valorizados?
Indignado! É assim que estou frente à tudo que vejo acontecendo na Educação desse país. No último dia 28 não tivemos aula na UFMT, paralisação, visto que a nossa presidente quer congelar o salário dos professores até 2019( na prática ela não quer aumentar o salário até 2019, ou seja, os preços de tudo podem subir, menos o salário), um dia antes, na Rede Pública ocorreu o mesmo, sobre o não cumprimento do piso salarial por parte dos governos e no dia 11 de Maio, novamente. Recentemente vi o vídeo da professora Amanda Gurgel, no Rio Grande do Norte falando sobre o seu salário para a Assembleia Legislativa do Estado. Ela simplesmente deu um show. Vejam:
Após todos esses pressupostos, vou começar o meu texto sobre a Educação no país. ABSURDO! RIDÍCULO! É assim que estamos hoje, sério, ou os professores tem equipamento necessário para educar essa cambada de moleques? Tem formação necessária? Incentivo? Treinamento? É bem remunerado? Lógico que não. A merda que está aí, com alunos passando de ano sem saber ler, sem saber fazer multiplicações simples é culpa SÓ do professor? LÓGICO QUE NÃO. Eles tem que passar o guri, não pode prender, pelo ciclo, mesmo o aluno não sabendo ele vai passando… até chegar ao estado que termina o ensino médio sem saber quase nada.
E a escola? Ah, vão falar “Agora modernizaram, tem computadores, sala de informática.” Ooo, e muitas não tem acesso à internet para os alunos fazerem pesquisas e muitas não tem ventilador para refrescarem os alunos e muitas não tem nem porta na sala. ABSURDO! RIDÍCULO! Esse é o sistema atual. Escola caindo aos pedaços pela precariedade, falta de verbas na educação. E a SENHORA DILMA que prometeu investir na Educação? É… até agora não o suficiente. Nunca o suficiente.
Falo da realidade que eu VEJO. Após falar da precariedade das escolas e o baixo investimento em infra estrutura, a remuneração do professor é baixíssima. O professor da rede pública ganhar em torno de mil reais, é simplesmente ABSURDO! RIDÍCULO! Ou alguém vai conseguir manter uma família com mil reais por mês? E não estou falando de luxo não, estou falando de comida na mesa, de conta de luz, água, telefone, internet, gastos com escola dos filhos, aluguel/financiamento, pagamento do carro. Fora os impostos. E as roupas? Agora porque é pobre tem que andar com trapos? Ok. Fora o entretenimento também. Só os políticos podem ter viagens no final do ano e uma TV à cabo? É luxo desnecessário ter qualidade de vida? Me respondam se com MIL REAIS por mês vai dar para fazer tudo isso? Mesmo com 2 mil não daria. Mal dá para colocar comida à mesa com essa quantia, é como viver no sufoco todo mês.
Fico realmente indignado que pessoas falem que dá para viver com essa quantia. Fico indignado que não vêem que os pilares da sociedade são formados na sala de aula e quem forma é o professor. Se ele não é valorizado, se não é respeitado, se não tem motivação para dar aula, que tipo de humanos vamos ter?
Conversando com amigos sobre a situação cheguei a ouvir “Mas todo brasileiro ganha essa quantia, maioria abaixo disso, é normal.” NORMAL O CARAMBA. NORMAL É A ATITUDE DE VOCÊS PERANTE TUDO ISSO. Lógico que a maioria ganha salário não compatíveis com uma boa qualidade de vida, mas têm que lutar e não ficar na frente do PC, ler este texto e não reivindicar. Se a classe fosse unida mesmo, a merda não chegaria à tanto.
Façam uma greve de verdade mesmo, parem todo o Brasil com isso, vamo ver se a coisa não muda. Enquanto tiver, um ou dois fora da luta( geralmente aquele puxa saco ou acomodado com tudo), haverá a resistência do governo para aumentar ou mesmo cumprir o piso salarial. Destaco a educação porque pra mim é o pilar da formação do ser humano, mas é em várias profissões. Como se hoje a profissão mais valorizada fosse ser político que é garantia de receber em dia e ter muitos benefícios, ou alguém já viu algum político reclamar de salário atrasado? Só vejo eles aumentando o salário deles, todo o ano. DELES, agora da classe que realmente precisa de um incentivo maior, não vejo nenhum programa para isso.
Não estou pedindo luxo, não estou pedindo salário para os professores terem Ferraris, mansões, sapatos de luxo, roupas caríssimas. Estou pedindo o necessário para uma qualidade de vida aceitável. Dinheiro suficiente para terem sua casa, carro, pagar as contas, e sim ter um entretenimento de qualidade, conseguir viajar com a família no final do ano. Muita coisa precisa ainda mudar para isso, as promessas de políticos devem virar realidade. As minhas palavras não passarão de palavras e cinco minutos de leitura vã, se não forem comprada pela classe como um todo. Deixem de serem meros espectadores e reclamadores, ta na hora de agir, de fazer algo realmente para mudarem o quadro. Uma classe unida de verdade. Quando a classe realmente se unir em prol do bem comum é que realmente verá mudanças. Senão, continuarão nisso aí, só reclamando e aplaudindo vídeos que ficarão na memória, mas não serão nada mais que lembranças e nunca ações.
Por Lucas Iglesias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário