segunda-feira, 11 de julho de 2011

32 maratonas pelo mundo

PARA QUEM GOSTA DE VIAJAR, DE CULTURA E CORRIDA: APRESENTAMOS 32 CIDADES DO MUNDO, CADA UMA COM SUA MARATONA.


Disney -   Estados Unidos





Queridinha dos brasileiros, a prova tem largada de madrugada e as temperaturas de janeiro costumam ser baixas (-4º). Os personagens de Disney animam os corredores durante o percurso, que passa pelos vários parques do complexo.

espnwwos.disney.go.com

Data – 11/01/2011


Dubai - Emirados Árabes




A riqueza dos Emirados fica evidente no prêmio milionário. Associado ao percurso plano, sem muitas curvas, no geral, propicia ótimas marcas aos amadores apesar do clima desértico não ser o mais adequado. A organização tem sido criticada por falhas variadas, como hidratação deficiente.

http://www.dubaimarathon.org/

Data – 21/01/2011




Toquio - Japão




Para correr lá é preciso ter, antes de tudo, sorte. Em 2010 foram 270000 inscritos para o sorteio de 32000 vagas. O elevado número de interessados deve-se à organização, tida como impecável, ao percurso plano e aos espectadores, sempre elogiados pela animação. É a maior maratona da Ásia e está no caminho para ser uma das dez maiores do mundo.

http://www.tokyo42195.org/

Data – 27/02/2011


Barcelona- Espanha




O que se vê por lá não se assemelha a nada no mundo. Os corredores ficam estupefados quando, na altura do km 17, passavam pela Sagrada Família.

www.barcelonamarato.es

Data – 06/03/2011


Roma - Italia


Muito bem organizada. Não há outro país com amadores que levam a sério a corrida. A maratona começa em frente ao Coliseu e passa pelo Fórum Imperial, pela Fontana di Trevi e o Vaticano. O percurso é quase todo plano, mas em longo trecho de paralelepípedo há quem reclame.

www.maratonadiroma.it

Data – 20/03/2011



Santiago - Chile



Tem atraído muitos brasileiros. Ainda que não tenha o mesmo charme de Buenos Aires, Santiago representa a possibilidade de fazer uma prova no exterior a custo baixo. E a comemoração pode ser regada a bons vinhos e um passeio a Valparaíso.

http://www.maratondesantiago.com/

Data – 03/04/2011



Roterdã - Holanda



A cidade, de arquitetura arrojada e com maior porto europeu, apresenta seis das 12 melhores marcas masculinas de todos os tempos sendo umas das provas mais planas da Europa. O começo tem ruas estreitas que dificultam o ritmo, mas o clima costuma ser super favorável para 8000 corredores.

http://www.fortismarathonrotterdam.nl/

Data – 10/04/2011


Paris - França



Desde a largada, em frente ao Arco do Triunfo, o percurso é plano passa por vários pontos turísticos, como Louvre e Torre Eiffel. O publico é bom e costuma ficar concentrado em algumas partes do trajeto. Nos postos de abastecimento, água, bananas e laranjas cortadas, uva-passa e torrões de açúcar. A organização pode melhorar na qualidade da camiseta e dos expositores da feira. Com mais de 40000 inscritos, firma-se como uma das maiores do mundo. E é em Paris.

http://www.parismarathon.com/

Data – 11/04/2011


Viena-Austria



Mozart é o maestro da corrida, que atrai corredores africanos de bom nível, mas de segundo escalão. É um maratona relativamente plana e bem organizada, como, aliás, tudo no país.

http://www.vienna-marathon.com/

Data – 17/04/2011

Londres- Inglaterra





Prova rápida, já foi palco de recordes mundiais masculino e feminino (sendo o atual estabelecido por Paula Radcliffe 2h15min25). Mas as muitas curvas e o engarrafamento enfrentado pela “turma do fundão” costuma frustrar as expectativas de tempo dos amadores.  O ponto alto é a passagem pela Ponte de Londres, no km 19. Como em Tóquio, as vagas para estrangeiros dependem de sorteio.

http://www.virginlondonmarathon.com/

Data – 17/04/2011


Boston-Estados Unidos




Acontece desde 1897, sempre na terceira segunda–feira de abril (Patriot’s Day). Embora não seja tão veloz, em decorrência das constantes subidas e descidas do percurso. Para participar, é necessário ter índice de qualificação em outra maratona, o que a faz ser tão desejada. As ladeiras são constantes e acentuadas, mas no geral, há mais descidas que subidas.

http://www.bostonmarathon.org/

Data – 18/04/2011


Big Sur - Estados Unidos





Se o visual bastasse, Bir Sur seria umas das melhores maratonas. O percurso estende-se pela Highway One, ao longo da costa californiana, Estados Unidos, com direito a correr vendo o Pacífico bater nos rochedos bem debaixo dos seus pés. A organização é muito boa, mas, a altimetria da prova tem altos e baixos.

http://www.bsim.org/

Data – 01/05/2011


Praga-Republica tcheca




A vista da Ponte Carlos, por onde se passa logo no início da maratona é espetacular. De quebra, ouvem-se no trajeto excelentes músicos à cata de trocados. O percurso da prova é plano, mas conta com trechos de paralelepípedos. A população ainda não se mostra particularmente empolgada e o número de participantes é relativamente baixo, mas tem potencial para crescer.

http://www.praguemarathon.com/

Data – 08/05/2011


Muralha da China - China




Macho que é macho encara os milhares de degraus para subir e descer a Muralha da China duas vezes. Apenas parte do trajeto passa pelas vilas ao redor e, ainda assim, com consideráveis ladeiras. Por causa da escadaria de fazer qualquer um ficar com crédito perante o Divino, a distância não é aferida oficialmente.

http://www.great-wall-marathon.com/

Data – 21/05/2011



Porto Alegre - Brasil


É a maratona brasileira de percurso mais rápido e a organização é sempre elogiada. Diferentemente do que ocorre em São Paulo, em que a maratona começa às 9h, a prova gaúcha começa às 7h15min, horário bem mais razoável  para iniciar uma corrida de longa distância num país tropical.

http://www.corpa.esp.br/


Conrades - Africa do Sul



Vem representando um ultramaratona, imagine o que é correr 89 km, com altimetria nada favorável. Num ano, o percurso é “morro acima”, no ano seguinte “morro abaixo”.

http://www.comrades.com/

Data – 29/05/2011



São Paulo - Brasil


A maratona de São Paulo ainda não faz frente às potências mundiais. Poucos inscritos, o percurso não é bonito, tampouco passa por pontos turísticos relevantes. A feira é pífia e a premiação não atrai corredores de expressão internacional. A cidade mais importante da América Latina não tem uma maratona à altura.

http://www.maratonadesaopaulo.com.br/

Data – 19/06/2011




Sol da Meia Noite - Noruega

 

Já imaginou correr à meia-noite, com o sol na nuca? Tá certo, não é aquele sol de Salvador, e a paisagem norueguesa da cidade de Tromso, acima do paralelo 70, compensa.

http://www.msm.no/

Data – 25/06/2011


Rio de Janeiro- Brasil



Pouquíssimas cidades do mundo podem se dar ao luxo de ter um percurso quase todo plano e com paisagens tão exuberante. Em julho e com largada às 7h30 os organizadores fazem o máximo para evitar que o clima tropical atrapalhe os atletas. Além dos postos de água a cada 3km, há dois postos de gel (km 10 e km 35). É a torcida tupiniquim mais animada.

http://www.maratonadorio.com.br/

Data – 17/07/2011


Médoc-França


Um grupo de beberrões, ou melhor , de corredores franceses resolveu criar, em 1984, a Marathon du Médoc, na região de Bordeaux. O percurso passa por 50 castelos. Nos 23 postos de hidratação, nada de isotônico, água ou gel. A reposição do glicogênio é feita à base de vinhos, ostras, queijos, sorvetes e carnes. Para que ninguém corra o risco de ficar sem o seu goro, o número de participantes é limitado a 8500.

http://www.marathondumedoc.com/

Data – 10/09/2011



Sidney -Australia



Para quem se dispõe a cruzar o mundo, correr 42 km é baba. E a Sydney Running Festival ainda tem distâncias para todos os gostos. Normalmente 30000 corredores divididos em maratona, meia-maratona, 9 km e 4 km. Nem só de surfistas, cangurus e coalas vive a Austrália, mas as corridas de rua têm  de evoluir.

http://www.sydneyrunningfestival.com.au/


Data – 18/09/2011


Punta Del Leste - Uruguay


Só pelo carbo-load à base do melhor doce de leite do mundo já valeria. A cidade é agradável, os preços são acessíveis e os brasileiros tem aproveitado. A maratona é novata com apenas três edições (2008-2010).

http://www.maratondepuntadeleste.com.uy/

Data – 11/09/2011



Berlin- Alemanha


Foi na capital alemã, em 2008 que Haile Gebrselassie estabeleceu o recorde mundial vigente 2h03min59. Antes, em 1998, o brasileiro Ronaldo da Costa havia conseguido o feito, com 2h06min, até hoje recorde sul-americano. O percurso passa pelos principais pontos turísticos de Berlim e termina próximo ao Portão de Brandemburgo, sendo um dos mais planos da Europa. Muito organizada e tradicional são mais de 35000 inscritos.

http://www.berlin-marathon.com/

Data – 25/09/2011

Chicago-Estados Unidos


É a mais veloz das provas americanas. O percurso é “plano feito panqueca” como dizem os asseclas de Tio Sam e já propiciou 4 recordes mundiais (2 masculinos e 2 femininos). Conta com mais de 45000 corredores e para participar basta se inscrever. Muito bem organizada e o clima uma incógnita.

http://www.chicagomarathon.com/

Data – 09/10/2011



Buenos Aires - Argentina



Os brasileiros, atraídos pelo câmbio favorável, tomam suas ruas com charme no grande dia em percurso na parte nobre da capital argentina: Recoleta, Palermo e Retiro, passando por belos pontos da cidade.


Data – 09/10/2011


Toronto- Canadá


A cidade conta com duas maratonas num intervalo de três semanas. Em setembro a Scotiabank Marathon. Em outubro a GoodLife Marathon. Já se começa a discutir a extinção de uma das duas, sob o argumento de que a cidade não comporta dois eventos anuais. Mas os organizadores de ambas não chegam a um acordo.

http://www.torontomarathon.com/

Data – 15/05/2011

http://www.torontowaterfrontmarathon.com/

Data – 16/10/2011


Amesterdã- Holanda

                                                  

Largada e chegada dentro do Estádio Olímpico são o charme dessa prova, cuja organização é sempre elogiada pelos corredores. O percurso é plano e passa por um bom trecho às margens do rio Amstel. Além da maratona, acontecem, no mesmo dia, a meia-maratona e uma prova de 7,5 km.

http://www.amsterdammarathon.nl/

Data – 16/10/2011


 Istambul -Turquia

Também é conhecida como a maratona da Eurásia, porque começa no continente asiático e termina no europeu. A cidade já foi capital dos impérios Bizantino e Otomano. O problema é essa divisão entre Europa e Ásia, Oriente e Ocidente, Bizâncio e Constantinopla criou uma crise de identidade na prova.

http://www.istambulmarathon.org/

Data – 16/10/2011


Nova Iorque -Estados Unidos


É a corrida que conta com mais estrangeiros, o clima sempre é frio. A maratona é microcosmo da cidade: o mundo inteiro está ali. Além da sede da ONU, é o único lugar em que você verá bandeiras de Zâmbia, Filipinas, Papua Nova-Guiné. A corrida é muito bem organizada e da conta dos quase 45000 corredores. A torcida é famosa por seu fanatismo, porém, para fazer parte da festa, é necessário participar de um concorridíssimo sorteio ou conseguir índice de qualificação por tempo.  As ladeiras mais longas e menos íngremes, estão nas cinco pontes, na Quinta Avenida e no Central Park. Sobe-se mais do que desce.

http://www.ingnycmarathon.org/

Data – 06/11/2011


Atenas-Grecia




Foi o soldado ateniense Pheiddipides quem primeiro percorreu os cerca de 42 km que separam as cidades de Maratona e Atenas, para levar a notícia da vitória grega sobre os persas, na batalha de Maratona. O trajeto da prova é o mesmo originalmente percorrido por Pheiddipides cheio de subidas e descidas.

http://www.athensmarathon.com/

Data – 13/11/2011


Havanna-Cuba


Clima de flashback. A inscrição é feita pessoalmente, em formulário de papel. Não há chip e a camiseta é de algodão, tamanho único. No meio do percurso, um fiscal canta o número dos corredores para garantir que ninguém cortará caminho. A hidratação é perfeita com muitos postos de água e isotônico em saquinhos plásticos. Muito charme na maratona.

www.inder.cu/beta/competitions/marabana

Data – 19/11/2011


Rock in Roll - Estados Unidos


Na verdade, não é uma única maratona, mas uma série delas (atualmente, 14), nas mais diversas cidades americanas, sempre marcadas por bandas de rock que animam os corredores – e muita gente fantasiada, principalmente de Elvis Presley. Por enquanto não está no mesmo nível dos melhores do mundo.

http://www.runrocknroll.competitor.com/

Data –04/12/2011


APROVEITEM O MAXIMO  AS PROVAS Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário