terça-feira, 19 de julho de 2011

Modelo de plano de negócios: tudo que você precisa para produzir o seu

Ao longo do tempo, criou-se muitos mitos em cima do plano de negócios. Até algum tempo atrás, eu mesmo achava que era um documento complicadíssimo de se escrever, o que me desanimava profundamente. Engano meu.
Com o tempo, mais e mais informações começaram a aparecer acerca desse assunto, e o mito começou a cair. Hoje, sabe-se que não há grandes complicações para se criar um plano de negócios e existem até modelos prontos que você precisa apenas preencher com as definições sobre a sua empresa, modelos esses que iremos apresentar ao longo desse artigo. Acredite, você se surpreenderia com como as pessoas superdimensionam o processo de criação de um planos de negócios, e esse texto está aqui hoje justamentente para quebrar de vez esse mito.
Mas sem mais delongas… Se você está procurando apenas por um modelo de plano de negócios, sugiro que pule direto para o tópico de modelos. Se você quiser entender o que é um plano de negócios, para que ele serve e como fazer um, continue a leitura logo abaixo.

O que é um plano de negócios?

Para entender o que é um plano de negócios, é importante que você entenda o que ele representa. Um plano de negócios é um documento que é utilizado para planejar e definir um negócio, em estágio inicial ou não, de forma a determinar a sua estratégia de atuação para o futuro. É considerado por muitos como um guia para a gestão estratégica de uma empresa.
Tendo isso em mente, vale deixar claro que esse é o principal instrumento que investidores utilizam para conseguir avaliar se vale a pena investir dinheiro em uma empresa ou em uma idéia. Afinal, você não precisa ter uma empresa já formada e implementada para ter um plano de negócios. Pelo contrário, muitas empresas se originam de idéias que foram documentadas com um plano de negócios.

Para que serve?

Um plano de negócios tem várias finalidades, porém podemos destacar algumas muito importantes:
  1. Servir como guia para o seu negócio
    O foco central do plano de negócios é ser um documento que servirá como um guia para a existência da empresa. É seu papel prover informações que servirão de insumos para análise do seu negócio e para a implementação de mudanças que o tornarão mais lucrativo. Além disso, provê informações detalhadas (em todos os aspectos) do passado (caso não seja uma empresa nova), presente e futuro das suas operações.
  2. Testar a viabilidade do negócio
    É possível (e até normal) que o empreendedor não tenha uma visão completa da empresa quando teve a idéia para o seu negócio. Durante o desenvolvimento do seu plano de negócios, ele irá coletar uma série de informações que, analisadas, mostrarão a viabilidade da execução dessa idéia. Não é raro que um negócio morra nessa etapa, mas também não é raro que a idéia se transforme para que se torne viável. Varia do perfil de cada um.
  3. Orientar o planejamento estratégico da empresa
    Como o plano de negócios contém uma série de informações a respeito da empresa (passado, presente e futuro), bem como várias informações do mercado, o normal é que seja um documento utilizado para se traçar a estratégia de atuação da empresa.
  4. Servir como documentação para atrair investimento externo
    Um plano de negócios é um documento obrigatório para quem quer conseguir investimento externo e em alguns casos, também é obrigatório se você quer conseguir um empréstimo. Se você não tem dinheiro para tocar a sua idéia, ou simplesmente não quer gastar o seu próprio dinheiro nessa empreitada, o plano de negócios detalha como a injeção de capital vai alavancar as metas da empresa e aumentar a sua lucratividade. Qualquer empresa que irá lhe emprestar dinheiro vai querer saber como você vai manter um fluxo de caixa que permita que você pague suas dívidas em dia, da mesma forma que qualquer investidor vai querer que o seu dinheiro faça a empresa crescer e aumentar seus lucros (para que, consequentemente, também possa ganhar mais dinheiro).
  5. Transmitir credibilidade
    Pode parecer bobeira, mas não é. Empreendedores que produziram planos de negócios são mais respeitados do que os que não o produziram, pois compreendem a sua importância para o planejamento, gestão e crescimento da empresa.
Bem, teoria dada, vamos agora por a mão na massa.

Criando um plano de negócios

Não há regras rígidas para a criação de um plano de negócios e por isso, cada um acaba desenvolvendo uma metodologia própria. Depois de muita pesquisa, cheguei à uma lista de atividades que tem que ser realizadas para que você finalmente coloque a mão na massa e produza o seu documento.
Utilizando informações de diversas fontes, pude montar essa sequência de passos:
  1. Defina qual é o seu modelo de negócio. O que é o negócio? O que você quer vender ou qual serviço quer prestar? Como você pensa em vender? Para quem vender? Qual é o preço? Como você pretende fazer a divulgação?
  2. Realize uma análise do mercado. Quem é o seu público-alvo? Esse público-alvo realmente precisa do seu produto ou serviço? Aonde essas pessoas ou empresas estão localizados? Como você atrairá esses clientes? Como você distribuirá seus produtos?
  3. Faça uma análise dos seus concorrentes. O que eles vendem? Quais as vantagens deles em cima do seu negócio? Quais as vantagens do seu negócio em cima do negócio deles? Quais as possibilidades de expansão dos negócios dos seus concorrentes? Existe algo que eles poderiam fazer para prejudicar seu negócio e ganhar terreno perante à sua empresa?
  4. Defina qual é o valor necessário para que sua empresa possa começar a operar.
  5. Faça uma projeção dos custos necessários para a empresa se manter, mês a mês. Quantos funcionários você terá? Qual o custo para produzir cada um dos produtos que venderá? Qual o custo para viabilizar a execução de um determinado serviço? Qual o custo de locação ou compra de infra-estrutura (imóvel, mobiliário, equipamentos, papelaria, etc.)?
  6. Realize um batimento, verificando se os resultados esperados do seu modelo de negócio atendem à projeção de custos. Quando você prevê que a sua empresa conseguirá se sustentar? Quando alcançará o equilíbrio financeiro? Qual o volume de vendas para que esse equilíbrio possa ser alcançado?
  7. Crie demonstrativos financeiros.
  8. Defina a viabilidade do projeto com base no tempo que o negócio demorará para devolver o dinheiro investido (ROI – Return Of Investment), rentabilidade, etc.
  9. Defina quem irá administrar o seu negócio. Será que essa pessoa tem o conhecimento necessário?
“PARA TUDO! São muitas informações, como vou conseguir responder à tudo isso?”
Uma das grandes dificuldades que novos empreendedores encontram ao produzir seu primeiro um plano de negócios é a falta de visibilidade sobre a idéia que tiveram. Afinal, tudo ainda não passa de uma idéia que ainda não foi colocada em prática. Como conseguir todas essas informações?
O grande segredo é que quando você começa a pensar e elaborar mais aquela idéia mirabolante, as definições começam a aparecer. Uma coisa acaba puxando outra, e quando você menos perceber, terá a resposta para grande parte desses questionamentos. Só depende de você!

Anatomia de um plano de negócios

Não é regra, mas geralmente os planos de negócios costumam seguir uma estrutura padrão.
  • Conceito do negócio
  • Mercado e competidores
  • Equipe de gestão
  • Produtos e serviços
  • Estrutura e operações
  • Marketing e vendas
  • Estratégia de crescimento
  • Finanças
  • Sumário Executivo
Se você respondeu a todos os questionamentos e definições do tópico acima, basta encaixar essas informações nos itens acima. Para isso, você pode utilizar qualquer um dos modelos de planos de negócios que coloquei no tópico abaixo.



Modelos de planos de negócios para download

Separei alguns modelos de planos de negócios para ajudar na criação do seu documento.
  • Esse é, na verdade, uma apostila produzida pelo Sebrae, criador e executor de um dos melhores cursos de empreendedorismo da atualidade (Empretec), que contém um modelo de plano de negócios no final do documento.
    Clique aqui para fazer o download
  • Produzido pela Universidade Federal de Pernambuco, esse modelo, apesar de antigo, é muito bem estruturado e contém um tutorial que auxilia no preenchimento do documento e na realização de várias contas e definições.
    Clique aqui para fazer o download
  • Produzido pelo portal “Plano de Negócios”, essa planilha contém uma série informações que o auxiliarão a organizar as informações que você precisa para produzir o seu documento final.
    Clique aqui para fazer o download
  • Modelo básico, compartilhado Scribd
    Clique aqui para fazer o download

Exemplos de planos de negócios para download

Modelos ajudam bastante, mas exemplos também são fundamentais para que seja possível se ter uma visão mais ampla da aplicação de todos os conceitos acima em um documento. Abaixo, coloco alguns exemplos muito bem produzidos.
  • Produzido por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, esse é um exemplo de um site que intermedia o processo de comercialização de produtos e/ou serviços de pequenas e médias empresas por meio da Internet.
    Clique aqui para fazer o download
  • Produzido por alunos do curso de MBA em Gestão Empresarial da FGV, esse é um exemplo focado na criação de uma unidade estratégica de negócios para uma dada empresa, para atuar no mercado de Recrutamento e Seleção de Executivos, oferecendo serviços de apoio a recrutamento (pesquisa) em âmbito nacional.
    Clique aqui para fazer o download
  • Produzido por um portal “Plano de Negócios”, esse é mais um exemplo de uma empresa que atua na intermediação de venda de carros e serviços automobilísticos.
    Clique aqui para fazer o download
  • Exemplo de uma adega focada na venda de vinhos e queijos.
    Clique aqui para fazer o download

Dicas finais

Para finalizar, separei algumas dicas.
  • O Sumário Executivo é uma das últimas coisas que você fará e uma das primeiras a serem inseridas no documento. Essa seção é um resumo sobre o negócio, e muitas vezes é tudo o que os leitores do plano de negócios tem tempo para ler. Por isso, vale caprichar bastante aqui.
  • Use e abuse dos modelos e exemplos de planos de negócios. Eles te darão uma ótima visibilidade da forma de organização (e elaboração) das informações.
  • Não use o plano de negócios como um documento que serve apenas para explicar para outras pessoas o que é o seu negócio. Use-o também como um norteador das atividades da empresa.
  • Ainda está mais sedento por informações sobre planos de negócios? Acesse o blog Sobre Administração e veja uma série de textos que eles prepararam sobre o assunto. Além disso, sugiro que você dê uma olhada no manual que é entregue no curso Empretec do Sebrae, um dos melhores cursos para empreendedores disponíveis por aí. Clique aqui para ver o manual.
O que você está esperando? Baixe já um dos modelos acima e comece a fazer o seu plano de negócios! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário