domingo, 31 de outubro de 2010

7 habilidades que os estudantes de hoje precisam para o futuro

Ganhar a vida usando as mãos e o suor como força de trabalho continua sendo a mola que impulsiona o mundo, mas, cada vez mais, o uso do cérebro passa a ser o meio de ganhar o pão de cada dia onde o estudo é exigência básica para obter sucesso em um mundo cada vez mais globalizado. É por isso que há que se centrar nas habilidades necessárias para se destacar em um mundo tão competitivo.

Pensamento crítico e resolução de problemas. Acho que esta é das mais difíceis, já que muitas vezes desenvolver uma opinião ou ideia a respeito de um problema e encontrar as maneiras de resolvê-lo não é tão simples quanto parece, sobretudo em um mundo no qual estamos acostumados a consumir ideias tal e qual consumimos as coisas do nosso dia-a-dia.


Colaboração usando redes e liderança por influência. Sim, uma das habilidades necessárias é o trabalho em equipe, mas hoje em dia as equipes são formadas por gente dispersa ao redor de todo mundo, que têm diferenças culturais, religiosas e sociais em busca de uma meta em comum. Estas diferenças precisam ser aceitas e respeitadas, ademais, os líderes de hoje não são líderes porque foram simplesmente nomeados chefes. Os líderes de hoje são pessoas que usam sua influência positiva. Já não funciona o "quem manda aqui sou eu".

Agilidade e adaptabilidade. Cada vez é mais importante ser capaz de suportar mudanças, adaptar-se a elas e tirar proveito disso. Normalmente todos os trabalhos mudam constantemente e as empresas tratam de se renovar e fazer com que seus empregados se renovem e aprendam as novidades. É por isso que as pessoas que se adaptam facilmente têm uma vantagem estratégica.


Iniciativa e empreendimento. Sempre ir um pouco além. Pode ser difícil manter essa visão de fazer um pouco mais, já que na maioria das vezes conformamos-nos com simplesmente fazê-lo, quando o certo fazê-lo e se doar um pouco mais.

Comunicação e escrita efetiva. Sempre é importante se fazer entender; sempre é importante que as mensagens não sejam mal interpretadas e possam ser entendidas por todos. Muitas vezes saber falar ou escrever e criar um canal de comunicação efetivo é mais difícil do que parece. De fato um dos maiores problemas das empresas hoje em dia é que as novas gerações não sabem entabular uma boa comunicação pela perda constante do vocábulário e isto faz com que tenham grandes problemas para colocar as próprias ideias em ordem.

Acesso e análise a informação. Provavelmente a maior facilidade atual é o acesso à informação, afinal vivemos em sua era. Pois isso acaba se tornando um grande problema: há tanta informação sobrando hoje em dia, que saber funcionalmente onde está a que precisamos é uma habilidade vital.


Curiosidade e imaginação. Como seria possível desenvolver sem querer saber mais? Como criar sem uma boa dose de imaginação? Ser curioso e ir além do que aprendemos na escola é o que distingue os ótimos alunos, futuros grandes homens.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário