domingo, 31 de outubro de 2010

Algumas Noções sobre Doenças sexualmente transmissíveis - DST

O que é DST? Quais são as doenças sexualmente transmissíveis? Como evitar as DST? Quais as maneiras de contágio?
DST significa “Doenças sexualmente transmissíveis”, ou seja, são aquelas doenças que são transmitidas através das relações sexuais.
Essa transmissão ocorre quando uma pessoa saudável mantém contato sexual com outra pessoa infectada por uma dessas doenças, sem usar camisinha para se proteger.
A falta de higiene também pode ser um importante veículo de transmissão quando a pessoa infectada tem vários parceiros sexuais consecutivos e não lava os órgãos genitais adequadamente entre um contato e outro.

Existem muitas Doenças Sexualmente Transmissíveis, algumas mais conhecidas que outras, algumas mais graves que outras, mas todas podem ser evitadas com algumas atitudes simples.
Entre as DST conhecidas, podemos citar: AIDS, Sífilis, gonorréia, herpes genital, candidíase, HPV, linfogranuloma venéreo, granuloma inguinal, pediculose do púbis, hepatite B, triconomíase genital, infecção por ureaplasma, por gardnerella ou por molusco contagioso.
Sabe-se que várias Doenças Sexualmente Transmissíveis não apresentam sintomas, o que pode facilitar muito a disseminação delas. Sabe-se também, que o não tratamento de algumas pode até levar à morte.

Há quem pense que se não houver penetração do pênis, não há perigo.
Isso não é verdade.
Algumas DST são transmitidas pelo contato das mucosas. Portanto só “encostar”, com ejaculação fora, pode ser o suficiente para haver transmissão.
A prevenção é simples, usar preservativos pode salvar a sua vida e de outras pessoas.
Não é verdade quando se diz que usar camisinha é como chupar bala com papel. O material com que são feitas permite que as sensações sejam preservadas integralmente e a saúde também.
Use sempre camisinha em todas as relações sexuais: anais, orais, vaginais ou qualquer outra forma “ais” criativamente inventada na hora da brincadeira. Mesmo que essa criatividade seja praticada apenas entre mulheres ou apenas entre homens.

Não se esqueça de colocar a sua vida antes de qualquer outro valor.
Para saber mais sobre DST visite a página do Ministério da Saúde - http://www.aids.gov.br/dst
Lá há um telefone 0800 611997 que eu testei e descobri que o atendimento é muito bom.
Além disso, os centros de saúde distribuem gratuitamente preservativos masculinos e femininos para qualquer pessoa. Não precisa se identificar nem falar com ninguém, basta entrar no posto de saúde e pegar quantas camisinhas precisar.
Portanto não há desculpa para não se proteger contra as DST.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário