terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como fazer arredondamento da numeração decimal

by Roberto M.
Sabe quando você faz uma conta com números decimais e dá aquela fila imensa de números depois da vírgula? Só que você precisa somente de algumas casas decimais e precisa arredondar esse número? Você sabe arredondar corretamente? Existe alguma regra para fazer arredondamentos?
A ABNT/NBR 5891/1977 (com código secundário ABNT/NB 87/1961) dispõe sobre as regras de arredondamento da numeração decimal e ensina direitinho como fazer isso.
Veja detalhadamente o que diz essa norma técnica:
Primeiramente, escolhe-se a casa decimal em que se quer fazer a aproximação e depois segue-se as seguintes regras:

Primeira regra: Se o último algarismo a ser conservado for seguido de um algarismo inferior a cinco : Basta apenas retirar os algarismos após o algarismo que queremos conservar.
Exemplo:Como é o arredondamento para deixar o número 58,93497 com apenas duas casas depois da vírgula?
Primeira regra
 

Segunda regra: Se o último algarismo a ser conservado for seguido de um algarismo superior a cinco : Aumenta-se uma unidade a este último algarismo e retira-se os posteriores.
Exemplo:Como deixar apenas duas casas depois da vírgula no número 93,58746?
Segundaregra
 

Terceira regra: Se o último algarismo a ser conservado for seguido de um algarismo igual a cinco , devemos seguir o seguinte procedimento:
- (a) Se o algarismo a ser conservado for ímpar, soma-se uma unidade ao algarismo a ser conservado e retira-se os posteriores.
Exemplo: Como deixar o número 667,4756 com duas casas após a vírgula?
terceira regraA

- (b) Se o algarismo a ser conservado for par e ao algarismo 5 subsequente seguir-se pelo menos um algarismo diferente de zero, soma-se uma unidade ao algarismo a ser conservado e retira-se os posteriores. .
Exemplo: Como deixar o número 667,4856 com duas casa depois da vírgula?

-(c) Se o algarismo a ser conservado for par e ao algarismo 5 subsequente seguir-se somente algarismos zero, não haverá modificação, somente retira-se os algarismos posteriores.
Exemplo: Como deixar o número 667,4850 com duas casa depois da vírgula?


Cabe ressaltar finalmente, que não se deve fazer arredondamentos sucessivos (ex.: 27,2462 passa a 27,2 e não para 27,25 e depois para 27,3). Caso se faça necessário um novo arredondamento é recomendado o retorno aos dados originais.
 
Fonte: sofazquemsabe.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário