terça-feira, 27 de setembro de 2011

Como motivar seu filho a comer bem

A maioria das crianças tem muita resistência a alimentos como frutas, verduras, legumes e manter uma alimentação saudável e equilibrada. Uma das lições é para os pais. A aprendizagem da criança, a princípio, se dá por repetição, então não adianta falar que é importante ter esse tipo de alimentação, se não dar o exemplo. Se a criança resistir a todo tipo de apelo, procure manter a paciência, a refeição não pode ser tornar uma tortura e um trauma, podendo gerar transtornos alimentares futuramente. 

A criança, na medida em que vai crescendo, naturalmente questionará os pais e, por vezes, irá desafiá-los, pois a criança tem uma grande necessidade de ter sua própria identidade. Ela tenta exercer com o seu comportamento aversivo um tipo de domínio sobre a situação e a família, portanto os pais têm que tomar muito cuidado para não serem manipulados pelos filhos.

Três passos que os pais precisam adotar:

1 - Comer à mesa
As crianças ficam diante da TV sem vínculo familiar e não observam o que está comendo. A maioria dos problemas alimentares não se limita apenas à criança, mas trata-se de um problema familiar. Muitos problemas alimentares não dizem respeito ao ato de alimentar em si, mas são decorrentes de conflitos oriundos de relações intra-familiares.

2 - Explicar o motivo da alimentação saudável para a criança:
A criança é bastante questionadora, então explicar o motivo que a leva comer certos alimentos em vez de outros é essencial.

3 - Ter o exemplo em casa:
Seu filho observa você comendo verdura, bebendo suco em vez de refrigerante, bebendo bastante água e fazendo exercícios? Existe uma atividade que toda família poderá participar e juntos construírem uma maratona familiar alimentícia. 

Fazer em uma cartolina um mural, colocar de forma horizontal os dias da semana e na parte vertical os componentes da maratona, recortar junto com a criança, figuras de frutas e verduras em jornais de oferta de supermercados. Todo dia, durante as refeições, deverá ser contabilizada a quantidade de frutas e verduras e alimentos saudáveis que cada um comeu e colar no quadro. No final de cada semana, a pessoa ganhadora escolhe a premiação, já combinada com os pais antecipadamente. Alguns exemplos de prêmios seria fazer um piquenique, levar pra brincar no parque, ou dar presentes que estimulem o exercício físico e uma boa alimentação. Levar pra tomar sorvete ou comer uma pizza quebra todo o trabalho, porque os pais passam a focar a ideia de que comer verduras e alimentos saudáveis é uma obrigação e não é divertido, e tomar sorvete ou comer salgadinhos é melhor e bem mais divertido, e na verdade o que se deseja com a brincadeira é tornar a hora da refeição alegre e divertida.

Toda a família participa e a recompensa estreita as relações familiares durante a alimentação e a vida. Quando bebê, a alimentação era prazerosa, depois com o aumento do grau de autonomia e com o processo de socialização, a alimentação passa a ficar em segundo plano. É necessário, então, que a mãe não mostre irritação, brinque com os alimentos fazendo efeito com as cores, e não tente distrair a criança com subterfúgios, como o famoso "aviãozinho". Brinque comendo, mas de forma consciente. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário