As pilhas colocadas em equipamentos eletrônicos contêm metais tóxicos, como o mercúrio e o cádmio. Ao serem jogadas no lixo, podem gerar um alto nível de contaminação. Veja as alternativas para não causar danos ao meio ambiente. Siga os passos abaixo e previna um mal à humanidade:
- Descubra se existe algum centro de coleta seletiva e reciclagem de pilhas na sua cidade. Alguns serviços enviam as pilhas de volta para os fabricantes. Se houver, leve as pilhas usadas até lá.
- Cubra as pilhas com cimento. O elemento tóxico não desaparece, mas permanece inativo. Você pode fazer isso quando vir que uma rua está sendo pavimentada ou depositá-las em alguma obra em construção.
- Não jogue as pilhas no fogo porque elas provavelmente explodirão. Nem jogue em um rio, no mar ou no vaso sanitário, para não contaminar a água.
- Utilize pilhas recarregáveis, já que a vida útil é mais longa.
- Sempre que possível, prefira aparelhos que não precisem de pilha para funcionar.
- Faça depositos caseiros para armazenamento de pilhas, até serem descartadas. Procure pesquisar por supermercados, bancos, ONGs, etc, para recolherem pilhas usadas.
- Se em sua cidade não existem depósitos como este, escreva para o prefeito, e se for necessário para o deputado estadual, federal, enfim para alguém que possa exigir a implantação deste tipo de lixo.
Exemplo de deposito caseiro para descarte de pilhas. |
Recipiente próprio para pilhas usadas. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário