Novamente, estamos às portas de mais um final de ano. 2010 já está com os seus dias contados.
Já estamos começando a fazer preparativos para as festas de final de ano: ceia reveillon, festa de amigos secretos na empresa, na família, formatura da filha, da sobrinha, presentes de natal, festa da empresa, etc, etc, não é assim em sua casa também? Creio ser a mesma história em todos os lares, um mundo de coisas para fazer, o tempo torna-se escasso. Bom, e o dinheiro? Será escasso, também? Aí você me dirá: ah, mas terei o meu décimo - terceiro e ele me será suficiente. Lamento lhe dizer, que dificilmente ele lhe será suficiente.
A menos que você tenha um salário astronômico, creio ser muito pouco provável que tal renda extra seja suficiente para pagar todas as despesas previstas para tal final de ano.
Esta é a filosofia de vida do brasileiro: a renda extra não é programada para se poupar, mas sim para se gastar até o último centavo. Se a pessoa sabe que terá um plus salarial já pensa no que gastar, precise ou não daquilo, o importante é gastar e ainda, com toda certeza, tal aumento não será suficiente e deixará uma parte do pagamento para o início do novo ano, logo no ano novo, onde novas despesas já estão previstas como IPVA, IPTU, alvarás, matrículas de escolas, material de escola e por aí vai.
Com toda certeza, após um ano inteiro de trabalho e privações, qualquer ser humano tem e merece ser recompensado, tem o direito de realizar algum sonho, tem o direito e dever de agradar algum ente querido, mas também necessita saber, que se está tendo um rendimento a mais, o que custa reservar uma parte deste valor para ser poupado e pensar no amanha?
Se você é um pai de família, ou se ainda é solteiro, você tem a obrigação de pensar no futuro, pois imprevistos acontecem, assim como excelentes negócios podem aparecer e no momento em que vierem a acontecer, se tiver um pé de meia para se socorrer é um grande trunfo.
Em um post anterior, Poupar, digo, claramente, como se deve poupar, fazendo uma reserva automática de todos os seus rendimentos, para que você venha a fazer um grande e polpudo pé de meia e possa desfrutar disso em futuro próximo e realizar um sonho capitalista não é impossível, desde que você se planeje, determine o que deseja e os valores que você necessitará poupar para vir a atingir tal objetivo.
Se você se determinou a poupar 30% de todo valor que vier a receber, não abra exceções a esta regra e reserve tal porcentagem também sobre o seu décimo terceiro. Não o gaste antes de recebê-lo!
Tal noção que estou tentando transmitir é algo muito básico, mas que, porém a grande maioria das pessoas não a adota, preferindo viver apertado, com dívidas, gastando mais do que ganha e nunca vê uma perspectiva de melhora financeira. Posso lhes dizer uma coisa muito clara em minha cabeça: mais importante do que quanto você ganha é quanto você gasta. Conheço pessoas que tem salários altos e vivem atoladas em dividas, vivendo uma vida de privações e restrições e conheço também, pessoas com salários muito mais baixos, mas que, porém, não possuem dividas, sempre sobra dinheiro para poupar, possuem uma vida de fartura. Será que você não conhece histórias semelhantes? Analise os seus colegas de trabalho, que possuem salários compatíveis, verifique como sempre têm aqueles que sempre se sobressaem. Possuem a mesma renda, muitas vezes, até com maiores dificuldades, no entanto, conseguem um melhor nível de vida. Qual a razão? Pergunte a elas. Tenho certeza que não é por que elas são mais competentes ou inteligentes do que você, mas sim, porque elas se programam, planejam-se para viver de acordo com o salário que recebem..
Nenhum comentário:
Postar um comentário