A incerteza do futuro que nós e nossos descententes teremos, nos faz despertar para a realidade das Mudanças Ambientais Globais.
Os impactos causados em um lado do planeta de alguma forma atingem todos habitantes da Terra. É o destino comum que nos une.
Em busca de um despertar de consciência e de sensibilidade, alguns documentos trazem princípios norteadores para as nossas ações cotidianas. Independente de sermos educadores, pais, vizinhos, donas-de-casa, etc. Somos antes de tudo isso cidadãos planetários.
A Carta da Terra traz responsabilidades que todo@s devemos ter uns com os outros, no respeito a diversidade, pela natureza, pelos direitos humanos, justiça econômica e cultura de paz.
São princípios da Carta da Terra:
I – Respeitar e cuidar da comunidade da vida.
II – Integridade ecológica.
III – Justiça social e econômica.
IV – Democracia, não-violência e paz.
Cada um destes princípios traz orientações para que os objetivos do documento sejam alcançados. Para a visualização do documento na íntegra clique aqui.
O texto tem uma linguagem fácil de ser compreendida e facilita o trabalho com crianças e adolescentes.
#Valeapena:
Professor, apresente o documento sem ler os subitens de cada princípio e assim incentive que cada estudante ou grupo crie suas próprias orientações para atingir os objetivos de cada princípio. Depois apresente o conteúdo da carta e peça que comparem e discutam as convergências e divergências.
Ex: Princípio I – Respeitar e cuidar da comunidade da vida
1- Respeitar e cuidar da Terra em toda sua diversidade
O que é necessário para respeitar a Terra?
O que é a comunidade da vida?
Para estudantes de 1° ao 5° ano acesse também A Carta da Terra para Crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário