Existe sempre o perfil certo para a vaga certa. Não adianta decorar fórmulas de sucesso e estudar modos de responder à questão. Para conquistar um bom emprego, além de possuir um bom currículo e postura, é necessário também saber realizar o famoso marketing pessoal. Qualquer candidato, com ou sem experiência, deve demonstrar naturalidade, confiança e principalmente interesse em conseguir a vaga.
Mas o que é o marketing pessoal? É a estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, assim como destacar suas principais qualidades e habilidades.
É importante também estar preparado para responder o que a empresa realmente espera ouvir do futuro profissional. A TV Nube, agente de integração responsável pelo processo de estágio e aprendizagem, entrevistou o presidente da empresa Trabalhando.com, Renato Grinberg. Ele dá algumas dicas para se dar bem em um processo seletivo.
O poder da linguagem corporal
Aperto frouxo, braços cruzados, cotovelos apoiados sob a mesa e mexer nos cabelos. Cuidado! O seu corpo pode entregar o que você está sentindo ou pensando no momento mais importante: a entrevista de trabalho. Isso porque os selecionadores estão treinados para ler estes sinais, que podem tirar a vaga das suas mãos. Veja algumas definições sobre nossos gestos:
- as mãos: aperto frouxo pode demonstrar medo de envolvimento. Na hora de cumprimentar prefira ser firme, demonstre não ter nenhum tipo de restrições. Ao decorrer da avaliação não as deixe no bolso, isso pode causar má impressão.
- os pés: se estiverem voltados ao facilitador é capaz de indicar interesse por ele. Se posicionados para a porta, poderá parecer vontade de ir em direção a ela.
- os braços: é preferível mantê-los soltos e não há problemas em gesticular de vez em quando. Não é aconselhável colocá-los para trás.
- os cotovelos: se apoiar em algo pode dar a impressão que você se sente invandido (a). Procure conservá-los esticados.
- os cabelos: puxar, arrumar, enrolar significa procurar alguma idéia.
Uma dica boa para enfrentar uma entrevista é treinar em frente do espelho.
Fonte:
Imprensa Nube
Nenhum comentário:
Postar um comentário