Empreender é para poucos? Muitas pessoas gostariam e sonham em tornarem-se um dia grandes empreendedores, mas a jornada para esta realidade parece tão distante que desistem antes de tentarem.
É assim mesmo que acontece, e muitas das que tentam falham logo na primeira vez, assustam-se e desistem. Mas por que isso acontece?
Culturalmente não somos educados para empreender, diferente de alguns países que ensinam empreendedorismo nas escolas, ficamos retidos a ensinamentos básicos e aos concursos públicos, que são almejados por muitas pessoas. Passar em um bom concurso público garante a remuneração e o futuro, em um ambiente seguro e tranquilo de trabalho. No empreendedorismo isso acontece justamente ao contrário, pois jamais um empreendedor pode acomodar-se em sua vida profissional, seria o mesmo que suicídio, estar sempre atento as mudanças de mercados, a concorrência, e a inúmeros fatores que influenciam o negócio, é primordial para o sucesso.
Mas toda essa dor de cabeça tem uma recompensa? É claro, um empreendedor tem a liberdade de gerenciar seu negócio, explorar novas áreas, e a possibilidade de ganhar muito dinheiro.
Meu conselho para quem quer começar a empreender é ir com calma, muitas pessoas falham em seus primeiros empreendimentos por descuidos básicos com as contas da empresa, pois assumem custos altos e não conseguem o retorno do investimento no prazo que esperavam.
Se você quer começar, não tem muito dinheiro, mas tem uma ideia boa, vá devagar, não alugue uma sala no centro da cidade, e contrate vários funcionários, é necessário primeiro capacidade para arcar com estes custos, sem entrar em grandes financiamentos. Trabalhe melhor a ideia, teste seu potencial, e por fim, após entender o básico sobre como gerir uma empresa, comece a pensar em dar um passo maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário