terça-feira, 18 de outubro de 2011

Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?

Veja se você realmente tem condições de ter um bicho em casa, e qual o mais indicado no seu caso.

cat and dog thumb Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?

Morar sozinho e morar com um animal de estimação pode não parecer, mas são situações completamente diferentes. Sabe aquela sensação de solidão que bate? Batia… Ter um bicho em casa, além de diminuir a sensação de estar sozinho, com certeza ainda diminuiu muito o nível de estresse. Não acredita?


A Universidade de Minessota (EUA) realizou um estudo que comprova que um homem, ao criar um felino, tem 30% menos chances de sofrer um ataque cardíaco. Um teste anterior já havia comprovado que a convivência com cachorros também é benéfica às funções cardíacas e pulmonares. Mas nem todo mundo tem o perfil certo para criar um animal em casa. Algumas pessoas passam o dia todo fora, mas alguns animais exigem atenção, e não podem ficar o dia todo sozinhos.
Lembre-se que
Você estará pegando uma vida para criar: um animal não é um objeto ou brinquedinho. Você precisa se comprometer a cuidar dele, dar atenção, vacinas, ração, água, brinquedos, levar no veterinário, e no caso de cachorros, dar banho, passear todos os dias, limpar os “dejetos”. É uma responsabilidade que você estará assumindo desde quando o bichinho ainda é filhote até ficar velhinho e (talvez) cego. Um novo membro da família, que lhe trará muitas alegrias, mas que você precisa cuidar sempre. Portanto pense com cuidado antes de comprar, adotar, ou presentear alguém com um novo bichinho.


Vamos então a um perfil dos animais domésticos mais comuns no Brasil, para você ter uma idéia se seriam adequados ao seu estilo de vida.

Gatos


g1 thumb Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?
A vantagem dos gatos, é que são animais extremamente silenciosos, portanto não há riscos de problemas com a vizinhança incomodada com o seu animal barulhento. Outro fator importante, é que são mais higiênicos, não há necessidade de banhos, gatos não costumam sair por aí rolando na areia/lama, e depois indo no seu carpete/piso. Além disso, são independentes, comem pouco, e conseguem viver trancados. O único problema é que pra quem procura companhia, os gatos podem não ser a melhor opção, pois não são afetuosos como um cachorro, não haverá nenhum animalzinho arfando e de rabo abanando quando você chegar em casa cansado(a) e estressado(a) após um longo dia de trabalho. Você pode dar sorte e encontrar um gato mais carinhoso, mas ainda assim ele será um gato, e gatos tem o próprio mundo deles.

Cachorros

c1 thumb Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?
O oposto dos gatos. São animais em sua maioria barulhentos, que requerem cuidados, e com certeza irão reclamar se ficarem sozinhos o dia todo em casa, seja latindo bem alto (para infelicidade dos seus vizinhos), seja fazendo a maior zorra na casa. Se você mora em casa com quintal, tudo bem, mas em apartamento não costumam ser uma boa companhia. As raças grandes ficam sem espaço, e as pequenas costumam ter o latido agudo, o que incomoda bastante. Além disso, coloque no seu calendário banhos semanais (sim, eles começam a feder), e passeios diários. Não se engane pensando que os passeios são supérfluos. O cão precisa sair de casa e fazer exercício: caso contrário ficarão estressados, tristes, ou até mesmo desenvolverão algum tipo de distúrbio.

Pássaros

passaro thumb Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?
Pássaros costumam não dar muito trabalho, em 10 minutos você limpa a gaiola, coloca água e comida, mas é necessário verificar antes qual espécie criar, pois algumas são protegidas pelo IBAMA e podem resultar em uma multa pesada para você (como papagaios, por exemplo). Apesar de não darem trabalho, não haverá a mesma interação de um gato ou cachorro. Porém, com certeza serão mais econômicos do que ambos.

Peixes

pxe thumb Animais de estimação: quais os melhores para quem mora sozinho?
Peixes são agradáveis e enfeitam sua sala de dentro do aquário, embora seja bastante triste ter um animal em casa somente para este fim. Apesar de meio caros, o gasto com alimentação é pequeno, o único trabalho é trocar a água mesmo regularmente. Se você quer uma companhia em casa, talvez não seja uma boa opção.

Se você quiser muito ter um cachorro ou gato, procure primeiro as ONGs de ajuda a animais abandonados. Lá os bichos são vacinados, castrados (isso é muito importante, evita doenças, acasalamentos indesejáveis, acaba com o incômodo do cio das fêmeas, e nos casos dos machos, diminui a agressividade natural e evita o comportamento sexual indesejável, como montar em pernas ou em almofadas), e bem cuidados, ao contrário da maioria dos pet shops, que trata os animais meramente como lucro.
Procure na sua cidade um abrigo de animais ou uma ONG especializada no assunto.

E aí? Curtiram as dicas?
Espero que agora tenha ficado mais fácil a sua escolha!
Fonte: iG
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário