quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Zoom digital versus zoom ótico

Primeiro, um esclarecimento: o que é zoom?
Zoom é a denominação aplicada às lentes com ângulo de visão variável. Variando-se o ângulo de visão, simultaneamente varia a sensação de proximidade de um objeto que esteja dentro do campo de visão.

Consegue-se esse efeito ao se variar a distância focal - isto é, a distância entre o centro ótico da lente e o ponto de foco (no caso da fotografia digital, o ponto de foco é o sensor digital, local onde a imagem captada é projetada).
Uma objetiva sem zoom, isto é, fixa, não permite ao fotógrafo aproximar ou afastar os objetos dentro de seu campo de visão. Nesse caso, resta ao próprio fotógrafo aproximar-se ou afastar-se do alvo, com a câmera em punho.
Fala-se que uma lente ou câmera tem "zoom de quatro vezes". Isto significa que sua maior distância focal é igual ao quádruplo de sua menor distância focal. Isso é o que ocorre, por exemplo, em uma câmera Canon A530, equipada com lente 35-140 mm.
Um objeto eventualmente fotografado vai variar de tamanho na imagem final à mesma proporção em que variarmos a distância focal. Assim, um jarro fotografado com a lente na posição tele (140 mm) parecerá quatro vezes maior em comparação com a mesma foto feita na posição grande angular (35 mm).

Fica claro que a existência do zoom em uma câmera fotográfica é uma conveniência para o fotógrafo, que fica com maior liberdade para composição e enquadramento.

Mas qual a diferença entre zoom ótico e zoom digital?
O zoom ótico é feito, como o nome indica, por um processo ótico: as várias lentes que compõe a objetiva deslocam-se interna e/ou externamente de modo a obter a desejada variação na distância focal. Ou seja: a imagem que é projetada sobre o sensor continuamente se altera ante as variações de distância focal.

O procedimento do zoom digital é radicalmente diferente. Quando do uso do recurso, a imagem projetada sobre o sensor não se altera. O efeito de zoom é obtido com a ampliação do "miolo" da imagem. Isto é feito por meio de algoritmos matemáticos.

Exemplificando: uma câmera que produza imagens de 2560 por 1920 pixels, está com o zoom digital aplicado em uma ordem de duas vezes (2x). O que a câmera faz? A câmera despreza as bordas da imagem projetada sobre o sensor e seleciona um "miolo" de 1280 por 960 pixels. O algoritmo da câmera multiplica por dois esse miolo em cada uma das dimensões (largura e altura) e gera a imagem a ser gravada na memória.

Comparativamente, o zoom ótico é superior ao zoom digital. Aliás, o zoom digital é uma verdadeira gambiarra, pois um algoritmo matemático não tem como conseguir detalhamento que não foi captado na ocasião da foto. No exemplo que citei, a partir de um único pixel o zoom digital precisará gerar dois pixels em cada dimensão, ou seja, quatro pixels. Com isso, perde-se nitidez e a foto tende a ficar borrada, sem contornos definidos. Algo similar ao que aconteceria, analogicamente comparando, a se projetar um slide comum sobre uma tela de dimensões exageradas.

Por isso, fica a dica: ao comprar uma câmera, não leve em conta o zoom digital; observe exclusivamente o zoom ótico. Ignore também o zoom combinado (ou seja, zoom ótico combinado ao digital).

A título de exemplo, ainda olhando para a Canon A530, temos:
Zoom ótico: 4x
Zoom digital: 3,2x
Zoom combinado: 12,8x (o valor do ótico multiplicado pelo valor do digital)

Aliás, daí a explicação para a existência do zoom digital: em um anúncio publicitário, chama muito mais a atenção um zoom de 12,8x que outro de 4x.

Evite usar o zoom digital. Se usá-lo, procure ser parcimonioso e tenha a consciência de que as chances de obter uma foto sem nitidez será maior, especialmente quando fazemos impressões em um tamanho maior.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário