sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Especial Spider-Man

Bom galera, eu decidi fazer este post sobre o universo do Homem-Aranha com as principais curiosidades deste, que é um dos heróis mais famosos de todos os tempos. Vamos conferir os diversos tipos de Homem-Aranha que existem, curiosidades sobre a biografia do personagem, série de TV... enfim. Vai ser um passeio e tanto, tenho certeza que vocês vão gostar.


História

Órfão quando pequeno, Peter Benjamin Parker foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Era muito desajeitado com as garotas e não tinha muitos amigos. Durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha. Ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso provocou mutações no organismo do jovem Peter. Na versão ultimate (ou Marvel Millenium, como é mais conhecida no Brasil) e no filme de 2002, Peter é picado por uma aranha geneticamente alterada.
Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. A cena em que um menino o vê escalando a parede ficou imortalizada em todas as HQ's que contaram a sua história, menos no cinema e na edição Ultimate Marvel.
Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. 

Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York.


As faces de Spider-Man

The Amazing Spider-Man

Ultimate Spider-Man

The Spectacular Spider-Man

Marvel Adventures: Spider-Man

Spider-Man 2099

The Sensational Spider-Man

Spider-Man 1602

Spider-Man NOIR

Web Of Spider-Man

Spider-Man House of M

Existem ainda, publicações em que o Aranha não é o personagem principal, porém é destaque como por exemplo:

The Amazing Spider-Girl

Os novos vingadores

Existem ainda publicações baseadas no Spider-man como por exemplo:

The Spider-Woman

Romances
Logo no início de suas histórias, Peter se apaixonou por Betty Brant, secretária de seu chefe, J. Jonah Jameson. Mas não demorou muito tempo para o herói iniciar um romance com a jovem Gwen Stacy. Ela estudava com ele na mesma faculdade, onde também estudavam Harry Osborn e Flash Thompson. No filme para os cinemas, eles inseriram Mary Jane Watson como sendo o grande amor do Peter (o que gerou indignação perantes aos fãs do aracnídeo no mundo inteiro), quando, na verdade, ele tivera um rápido romance com a Betty e, depois, namorou com Gwen - que foi a sua grande paixão e teria sido a srª Parker, se não fosse a sua trágica morte, pelas mãos do Duende Verde original (Norman Osborn).
Tempos depois, influenciado pela tia, Peter conhece a pessoa que viria a se tornar sua esposa: Mary Jane Watson, sobrinha da srª Anna Watson (amiga de sua tia) e, ao mesmo tempo, sua vizinha. Por muito tempo, ele ficou com o seu coração dividido entre as duas moças e, concomitantemente, fez o que pôde para não levantar suspeitas acerca de sua identidade secreta.
Outra garota que também iria "perseguir" Parker era Felícia Hardy, mais conhecida como a Gata Negra. Ela, que originariamente levou uma vida de crimes, viria a se apaixonar pelo Homem-Aranha, apesar de ser sua inimiga. Isso ajudou a reformar-se, passando de vilã a heroína.
Após os eventos de Um Novo Dia, Peter, novamente solteiro, acaba atraindo novos interesses amorosos, tais como Carlie Cooper, uma legista, Michele Gonzalhez, irmã de seu colega de quarto e Norah Winters, colega de trabalho no Linha de Frente, o novo jornal onde trabalha.
E o romance com Mary Jane rolou definitivmente chegando ao casamento, publicado no Brasil n edição n° 100 de O Homem Aranha:



Como não podia faltar, sempre existem os que fazem de tudo para atrapalhar, então chegou a hora de conferir os...

Vilões
O Homem-Aranha (coitadinho XD) é um dos personagens de HQ com a mais vasta orda de inimigos, confira os principais:
 Dr. octopus

Duende Verde


Venom

Homem Areia

Lagarto

Rei do Crime

Mystério

Shocker

Carnificina

Escorpião

Duende Macabro

Lápide

Rino

Abutre

Electro

Kraven

Morbius

Camaleão

Cabeça de Martelo

Homem-Hídrico

Série de TV
O seriado The Amazing Spider-Man foi uma das primeiras adaptações em carne e osso das crias de Stan Lee para a telinha. Imagine você a expectativa que se criou na época em torno do programa. Afinal, a personagem vivia ainda seus anos áureos, tanto em popularidade quanto em qualidade de histórias. Pois bem, imagine agora a decepção dos fãs ao se depararem com um seriado repleto de roteiros terríveis e personagens mal-concebidas. Além de uma emissora que não sabia o que fazer com a série.Visualmente até que o uniforme era fiel ao dos quadrinhos. Quer dizer, se não levarmos em conta o incrível e chamativo cinto, o qual ostentava o glorioso detalhe de uma fivela com seu simpático rosto em relevo. E, é claro, temos de fazer vista grossa ao magnífico lançador de teias (isso mesmo, ele usava apenas um) que levava no pulso direito. Eis aí dois trambolhos vistosos e desajeitados que mais atrapalhavam do que ajudavam. Enfim, o que pode-se dizer da série que passava na década de 70 é que foi uma triste desgraça TOTAL.

Curiosidades

A primeira aparição de Homem Aranha para uma mídia mais popular foi em sua série animada, Spider-man (1967-1970). É a série animada em que tem a famosa música "Spider-Man, Spider-Man, does whatever a spider can...", que foi tocada nos créditos finais do filme de 2002.

Por incrível que pareça, a primeira adaptação do Homem-Aranha nos cinemas não foi americana. O filme turco de 1973 chamado 3 Dev Adam apresenta Capitão América, o herói mexicano El Santo e Homem-Aranha. O Aranha, curiosamente, é apresentado como vilão neste filme de baixo orçamento e sem licença da Marvel. O uniforme do Aranha é um dos mais feios já vistos, não tendo a parte branca dos olhos, nem as teias na parte vermelha do traje.

Sim, ele era este verdinho ai no lado esquerdo... Que Horror!!!!

Em 1978, a empresa japonesa Toei criou uma série Tokusatsu chamado Spiderman (Supaidaman, no original). Apesar de uniforme idêntico, Spiderman tinha uma história e modus operandi totalmente diferente de sua contraparte original, a começar que sua identidade era Takuya Yamashiro. Homem-Aranha utilizava robô gigante (mecha) e combatia monstros.

Séries especiais

Na saga O Outro, Peter aparentemente morre depois de uma sangrenta luta contra Morlun (primeira aparição em Homem-Aranha 7 da Editora Panini). Logo depois, a sua parte aracnídea sai do seu "cadáver" pela janela da Torre Stark. Trata-se de uma mutação no seu corpo gravemente ferido, que serviu de casulo para originar um novo Homem-Aranha (o mesmo Peter Parker, mas com um corpo totalmente novo, sem ferimentos anteriores). Mais tarde, descobriu-se que tal mutação originou uma entidade feminina, personificada como uma loira bronzeada de cabelos curtos (Ero, conhecida pelo apelido "Flecha" (em inglês, "Arrow"), que pretendia gerar uma ninhada de criaturas como ela a partir da fecundação de seus ovos no corpo de um hospedeiro humano, do sexo masculino (que, depois, seria devorado pelos filhotes). A vítima seria Eugene "Flash" Thompson, um colega de Peter dos tempos de escola. Mas os planos da vilã foram frustrados e, após uma luta na qual o Aranha ficou seriamente ferido (e quase serviu de hospedeiro no lugar do "Flash"!), Ero foi consumida por pássaros em uma armadilha preparada pelo herói (Ero era composta de aranhas).
Após a saga O Outro, publicada no Brasil em Homem-Aranha 60 a 63 pela Editora Panini, Peter adquiriu vários outros poderes: conseguir enxergar no escuro; poder sentir vibrações através das suas teias; distinguir, sem prévio conhecimento, diferentes classes de aranhas, além de comunicar-se com elas; e valer-se de dois ferrões retráteis e venenosos, que saem de seus antebraços.
O uniforme usado durante o evento "Guerra Civil", criado por Tony Stark para que o herói aracnídeo usasse enquanto fosse seu aliado, possui algumas capacidades a mais: era à prova de balas; permitia que o Homem-Aranha planasse; possuía sensores que transmitiam informações diretamente à mente de Peter; podia mudar de aparência; possuía tentáculos mecânicos retráteis nas costas, com funções de ataque e de espionagem (os mesmos tinham câmeras embutidas). Tudo isso, porém, colocava o herói em desvantagem contra o Homem de Ferro (criador do uniforme e conhecedor de seus recursos, podia travar seu funcionamento a qualquer momento, prendendo o Aranha na própria roupa).

Filmes

Homem Aranha - 2002

Homem Aranha 2 - 2004

Homem Aranha 3 - 2007

Vem ai, Spiderman Reboot (2012) que será dirigido por Marc Webb é o novo filme do herói que irá reiniciar a franquia, tendo Andrew Garfield no papel de Peter Parker. O filme será baseado no Ultimate Spiderman.

Fontes: http://www.pitstopnerd.blogspot.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário