terça-feira, 18 de outubro de 2011

Benefícios dos exercícios para a vida

Um pouco de exercício pode trazer grandes benefícios para a vida, de acordo com um estudo recente realizado com britânicos de meia-idade.
exercicio_fisico


Cientistas se aprofundaram em uma pesquisa para responder se exercícios, mesmo os realizados nos primeiros anos de vida, trazem benefícios no futuro. Eles também se perguntaram se a prática de exercícios em determinadas idades seria mais vantajosa que em outras.


Até agora, parece que qualquer exercício traz benefícios, o que sugere que as vantagens da atividade são cumulativas, independentemente de a pessoa diminuir suas atividades físicas ao longo do tempo.
Usando dados longitudinais de aproximadamente 2.400 homens e mulheres do Reino Unido, cientistas analisaram os níveis de atividade informados nas idades de 36, 43 e 53 anos. Todos os participantes foram monitorados desde o nascimento, em 1946, pelo Conselho Nacional Médico de Pesquisa sobre Saúde e Desenvolvimento. Os cientistas também colheram dados sobre educação, trabalho, histórico de tabagismo, problemas de saúde, além do peso e da altura de cada participante.
Durante a análise, enfermeiras fizeram com que os participantes realizassem testes físicos, como se levantar e se sentar repetidas vezes, levantar peso e se equilibrar tentando permanecer o máximo de tempo possível em um pé só. Cada medida reflete um componente geral deforma física, dizem os pesquisadores.
Pessoas moderadamente ativas (que se exercitam entre uma e quatro vezes por mês), e as mais ativas (que se exercitam mais de cinco vezes por mês), saíram-se significantemente melhor nos testes do que aquelas que não realizam atividades físicas.
O levantamento de peso, no entanto, só foi relacionado à atividade física no caso dos homens, o que, segundo sugerem os pesquisadores, pode se dever ao fato de os homens realizarem mais exercícios de força.
Contudo, há alguns pontos discutíveis na pesquisa. Primeiro, o grupo de pesquisadores admite que não há como padronizar a maneira como cada participante é questionado a respeito de seus níveis de exercício (já que a análise dos anos anteriores foi conduzida em retrospecto). Outros fatores, como diferenças de acesso a áreas recreativas, também podem ser fundamentais.
Com o aumento do sedentarismo, o estudo destaca a importância da prática regular de exercícios antes mesmo da maioridade.
O trabalho também mostra que não é preciso ser um corredor de maratona para colher os frutos de uma atividade física. São as pequenas coisas que contam – praticar esportes de lazer, caminhar ou participar de aulas de educação física. Apesar de as atividades domésticas e profissionais não terem feito parte da análise, elas também podem auxiliar na manutenção da forma física.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda pelo menos uma sessão de 30 minutos de exercícios por semana para adultos.

Fonte: Discovery
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário