terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como aumentar a duração da bateria de um notebook


É fácil fazer com que a bateria do seu notebook dure mais e não te deixe na mão. Embora não dê para garantir que baterias velhas e maltratadas vão se recuperar milagrosamente, é possível conseguir mais tempo de energia realizando algumas tarefas simples de manutenção. Não se esqueça: é muito importante cuidar da bateria de seu laptop. Mesmo que as mais recentes baterias de Lítio íon possam ser gastas e alimentadas à vontade, ainda assim vale a pena descarregá-las e recarregá-las totalmente, fazendo o clico de carga com regularidade. Se a sua bateria estiver completamente detonada, é bom busca um substituta. Alguns sites especializados ou até mesmo o www.mercadolivre.com.br são um bom lugar para procurar, mas compre uma bateria nova – não caia no papo de recondicionadas.
As dicas a seguir valem principalmente para o Windows 7, mas medidas similares podem ser tomadas também nas versões antigas do Windows.


Ganhe tempo de bateria
1. Duração de sua bateria
O tempo que resta à sua bateria é mostrado pelo ícone na área de trabalho de notificações do Windows 7 ou em sua bandeja de sistema, caso você use uma versão mais antiga do Windows. Clique no ícone para ver o tempo exato que ainda resta, além de plano de energia atual, que já vamos explicar. Para abrir este menu, dê um clique no ícone da bateria na área de notificações, selecione Opções de Energia.


2. Selecione um plano de energia
A janela de opções de Energia permite alterar configurações que afetam a maneira como seu laptop consome energia. Assim, você ode economizar energia quando precisar ser comedido e dar um impulso extra à sua máquina quando precisar de um desempenho melhor. Clique em Alterar configurações do plano ao lado de alto desempenho.


Como você vê, os ajustes-padrão deste plano de energia deixam o monitor sempre ligado e nunca coloca a máquina para dormir, esteja o cabo conectado ou não. Saia deste plano clicando em Cancelar e selecione Alterar configurações do plano ao lado de economia de energia.

Este plano tem um consumo de energia muito reduzido: como podemos ver o monitor é desligado após um curto tempo e o notebook dorme ao cabo de 10 minutos de inatividade quando estiver usando a bateria – ideal para quando você está longe de uma tomada. Vamos agora aprender a editar seu plano atual, por isso, clique em Cancelar e vá a seu plano-padrão.


3. Edite um plano
Você pode escolher um dos planos padrões do Windows ou criar o seu usando opção na janela principal. Seu laptop pode ter também um plano de energia sob medida criado pelo fabricante, que não é necessariamente o melhor para economizar bateria. Você pode mudar qualquer uma dessas configurações, só que não se esqueça de, em seguida, clicar em Salvar alterações.



4. Restaure os padrões
Muitos  laptops incluem também um plano de energia “equilibrados”, que oferece um bom acordo entre economia e desempenho. Se você tiver feito alterações em planos de energia padrão, como Economia de energia ou Alto desempenho, pode desfazê-los clicando em Restaurar configurações padrão deste plano, na janela do plano.


5. Ajuste avançados
Existe também uma opção Alterar configurações de energia avançadas. Ela permite mudar outras opções de energia que normalmente são microgerenciadas pelo Windows, com o tempo após o qual o disco rígido entre em repouso. Esses ajustes podem afetar o desempenho, mas se a duração da bateria for sua prioridade, valem a pena.



6. Mobilidade com Windows Mobility Center
As janelas de opções de Energia precisam ser conferidas de vez em quando, mas com o Windows Mobility Center ( também acessível com um clique no ícone da bateria ) pode ser deixado aberto sempre que você não esteja ligado na tomada. Ele permite mudar rapidamente as configurações que afetam o consumo de energia.


7. Desative a rede sem fio
Além de alterar o plano de energia e ver facilmente quanto resta na bateria, você pode usar o  Windows Mobility Center para ativar e desativar sua rede sem fio. O Wi-Fi é maravilhoso, mas quando está sendo usado. Se o manter ligado mas fora de uso, só serve para comer grandes quantidades de energia.


8. Para com drive de DVD
Seu drive de DVD é um enorme consumidor de bateria, mesmo quando não está em uso. Os discos podem girar em momentos estranhos, por isso não deixa nada no drive. E se precisar usar o drive enquanto estiver na bateria, copie os arquivos para a área de trabalho para reduzir o uso do disco.


9. Configure os programas de segurança
Se o seu laptop tiver programas de segurança instalados, verifique se eles não estão configurados para fazer análises quando você está na bateria, isso consome muita energia e o melhor é cortar o mal pela raiz. Isso também vale para o Windows Defender.


10. Abaixe o volume
Pode parecer uma coisa boba, mas faz uma grande diferença. O sistema de som de alguns laptops é muito pesado, então, não ouça música em volume alto ou sua batera vai sofrer as conseqüências. Diminua o som, ou melhor ainda, use o teclado com atalho para a função e deixa o sistema mudo.


11. Diminua o Brilho da tela
Este é provavelmente o passo mais importante de todos, seu display é culpado por boa parte da energia usado por seu notebook. Certas telas são responsáveis por 40% da energia consumida durante o uso do computador.

Neste tutorial você aprendeu a aumentar a duração da bateria do seu laptop e reduzir seu consumo de energia. Procure trabalhar essas dicas, e não esqueça de ficar de olho no efeito de um monitor muito brilhante. Se restarem apenas alguns minutos de bateria, diminua o brilho imediatamente e seu sistema poderá ser usado por mais tempo. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário