quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Como Pesquisar Imóveis da Caixa Econômica Federal

O primeiro contato com os imóveis da Caixa Econômica Federal pode ser feito no próprio site da instituição. O primeiro passo é abrir a Página de Pesquisa de Imóveis da Caixa. Clicando nesse link, a página será aberta em nova janela.

1. Nos critérios de pesquisa, escolha o Estado no qual você quer pesquisar por imóveis da Caixa.

2. Em seguida, você poderá escolher o valor mínimo, valor máximo, tipo de imóvel, cidade, etc. Evite selecionar muitos critérios para não tornar a sua pesquisa muito rigorosa. Do contrário, a pesquisa pode não retornar nenhum resultado. Procure pesquisar selecionando apenas o tipo de imóvel e a cidade e, quando muito, a faixa de preço do imóvel;

3.  Clique em PESQUISAR e aguarde a lista de imóveis;

Pronto, agora você já pode consultar os imóveis que a Caixa Econômica Federal está ofertando em Concorrência Pública ou Venda Direta.

Clicando no endereço do imóvel, você poderá consultar dados mais detalhados como a distribuição de cômodos (quartos, sala, cozinha, banheiro, suíte, garagem, etc.). Como se sabe, a localização do imóvel é muito importante. Por isso, use o Google Maps para ter uma noção de onde se localiza o imóvel pretendido.

No campo "Informações Complementares" você poderá consultar o número do edital do imóvel. Para obter o edital:

1. Selecione "Concorrências e Leilões" na caixa de opções intitulada "Escolha Sua Opção", no canto superior esquerdo da página de pesquisa, logo abaixo do logotipo da Caixa;

2. Selecione o Estado no qual se localiza o imóvel de seu interesse;

3. Clique em "PESQUISAR".

4. Na lista de resultados da pesquisa, procure pelo edital ao qual pertence o imóvel de seu interesse;

5. Por fim, clique no link "Edital e Anexos" na concorrência pública do imóvel de seu interesse e faça o download do arquivo em formato *.doc.

De volta à lista de imóveis, convém dizer que os imóveis com ações judiciais não podem ser financiados pela Caixa, tampouco pagos com recursos do FGTS. Isso quer dizer que esses imóveis devem ser pagos à vista, com o que a Caixa Econômica classifica como "recursos próprios".

No entanto, quando não constar nenhuma restrição do tipo "Sem financiamento, sem FGTS, pagamento à vista", é muito provável que o imóvel possa ser financiado. Neste caso, é sempre bom confirmar no departamento específico da Caixa, departamento cujo telefone estará disponível no edital do imóvel de seu interesse.

Em alguns casos, você encontrará até mesmo o valor de avaliação do imóvel. Assim, será possível comparar o valor de venda do imóvel com o valor de avaliação estimado pelo engenheiro credenciado da Caixa Econômica. Normalmente, os engenheiros estimam valores de avaliação que estão abaixo daqueles praticados pelo mercado, o que significa dizer que, de modo geral, os imóveis valem mais do que o valor de avaliação.

Se você ainda tem dúvidas sobre os imóveis da Caixa ou sobre as modalidades de aquisição desses imóveis, não deixe de consultar o post "Imóveis de Leilão da Caixa Econômica Federal: Dúvidas Comuns"! Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário