quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que as pessoas usavam antes do pendrive.

Hoje dia temos o mundo na palma da nossa mão armazenado em um pequeno acessorio tecnologico, mas será que sempre foi assim? Como as pessoas faziam para armazenar seus dados ja que não tinha pendrive, ou qualquer outro tipo de aparato tecnologico moderno. Se você nao sabe responder essa pergunta, descubra a seguir...
 01 - Paper tape             Foi uma das mais antigas formas de armazenar dados, era basicamente uma longa fita de papel a qual era perfurada atraves de uma maquina, e cada buraquinho perfurado representava uma informaçao. Complexo pra sua cabeça ? Pra minha também. A informaçao era compreendida atraves da ausência ou a presença de um buraquinho em determinado lugar, foi utilizada largamente por volta dos séculos XX.




02 - Cartão Perfurado     Tais cartões foram de fundamental importancia para os primeiros computadores, como assim ? Muito simples, estes cartões são os grandes mocinhos que criaram inicialmente a memoria dos computadores, eles eram o meio de incluir informaçoes no computador, ou armazena-las. Fuincionam mais ou menos como o Paper tape. Se algum dia eu descobrir o criador dele eu caso com ele (nao mesmo) afinal ele ajudou para criar o nosso fiel companheiro computador.




03 - Fitas Magnéticas
Quem nunca ouviu falar nas antigas amigas, fitas de VHS, fita cassete, ou seja lá como você conhece. O nome original delas é fita magnetica, consite no armazenamento atraves de uma fita plastica coberta por material magnetizavel, pode ser utilizada para armazenar informaçoes analogicas ou digitais, como videos audios, e etc. No cinema ainda vemos apresença deste tipo de armazenamento, as fitas de rolos que passam os filmes que tanto gostamos.




04 - Discos Remoniveis
Não temos nem o que falar desse, que está presente até os dias hoje, nos nosso computadores, mas claro que aperfeiçoado, o primeiro disco remonivel foi chamado de  "IBM 1311 Disk Storage Driver ", sua capacidade de armazenamento era de 2 milhões de carcacteres.






05 - Cartuchos de fita magnética 
Os cartuchos possuem apenas um rolo de fita ela se apresenta ou como um laço sem fim (de forma que um único rolo possa atuar como doador e receptor) ou com uma guia inicial que é adaptada a um segundo rolo embutido no dispositivo de leitura e gravação.







05 - Disquetes
Eu particularmente ODEIO disquetes, mas eles ajudaram muitas pessoas antigamente, é muito simples de enteder eles, são compactos discos de midia  magnetica remoniveis  Pode ter o tamanho de 3,5 polegadas com capacidade de armazenamento de 720 KB até 2,88 MB, embora o mais comum seja o de 1,44 MB, ou 5,25 polegadas com armazenamento de 160 KB até 1,2 MB. Isso explica o porque não sao mais utilizados hoje em dia, não tem como armazenar tudo de seu pc em 1,44 mb ;)



06 - Fita cassete compacta
O cassete era constituído basicamente por 2 carretéis, a fita magnética e todo o mecanismo de movimento da fita alojados em uma caixa plástica. Isto facilitava o manuseio e a utilização, permitindo que a fita fosse colocada ou retirada em qualquer ponto da reprodução ou gravação, sem a necessidade de ser rebobinada como as fitas de rolo. Com um tamanho de 10cm x 7 cm, a caixa plástica permitia uma enorme economia de espaço em relação às fitas tradicionais.


07 - Cartucho de memoria ROM

 O nosso querido Memory Card , se chama cartucho de memoria ROM. O memory card possui um sistema de progamaçao integrado que nao pode ser modificado em quanto estiver em uso, oque permite que possamos gravar nosso jogos nele, e que quando sua "alimentaçao" é cortada os dados não sao apagados, ao contrario do que ocorre com as memoria RAM. 



08 - Disco Optico

Apenas pessoas extra terrestres, que nunca ouviram falar nos DVDs ou CDs, aliás nem os ETs já que dizem que são mais intelginetes que agente. Provavelmente são os mais utilizados hoje em dia, até pelo fato de ter a questão da pirataria, que utiliza os discos opticos em LAAAARGUISSIMA escala ;p. Enfim são mais requisitados por serem de um custo mais barato, e ter uma capacidade de armazenamento maior. Hoje em dia já estao sendo substituidos por um disco optico mais moderno os Blu rays discs.





09 - Discos Opticos Magnéticos
Não sei muito sobre tal tecnologia, oque sei, e que são como CDs a diferença é que podem ser gravados e regravados quando quiserem.



10 - Zip Drive
O Zip drive é um sistema de disco removível de média capacidade, introduzido pela Iomega em 1994. O Zip Drive usa mídias menores (aproximadamente o tamanho de um disquete 3.5"). Isto resultou em um disco que tem tudo da conveniência do disquete 3.5", mas armazena muito mais dados, com desempenho que é muito mais rápido que um floppy drive (entretanto não diretamente competitivo com discos rígidos). O Zip Drive original teve uma taxa de transferência de dados de cerca de 1 Mb/s e um tempo de busca de 28 milissegundos em média, comparado aos 500 Kbit/s de taxa de transferência de um disquete de 1.44 MB e várias centenas de milissegundo de tempo de busca.




11 - Cartão de memoria Flash
Funciona mais ou menos como o cartucho de memoria room, é utilizado em varios tipos de eltronicos, como cameras digitais, Ipads, celulares e em varios outros do arsenal da tecnologia. Podem ser regravados várias vezes, não necessitam de eletricidade para manter os dados armazenados, são portáteis e suportam condições de uso e armazenamento mais rigorosos que outros dispositivos baseados em peças móveis. Os primeiros modelos guardavam até 2MB de dados; hoje esse número pode alcançar até 128GB.



12 - Microdrive
Podemos dizer que são filhos dos discos rigidos, com cerca de 1 polegada tem uma capacidade inicial de armazenar 170 mb, a pioneira para desenvolver tal tecnologia nao poderia ser ninguen mais ninguen menos do que a IBM.




13 - Conexão USB
Também muito conhecidos hoje em dia sao os Pendrives, que se conectam ao computador por um cabo USB, ainda não sao os mais utilizados mas vem crescendo o numero de pessoas que possuem um pendrive pendurado no pescoço, sao portateis, e possuem uma portabilidade e conforto muito grande, sem falar na sua alta capacidade de armazenamento .






É isso aí você conheceu varios dos meis que as pessoas utilizam para guardar seus dados antes mesmo do pen drive.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário